A Venlafaxina, ou cloridrato de venlafaxina, é um antidepressivo indicado para o tratamento de ansiedade, transtorno do pânico e quadros de depressão variados. Esse medicamento age nas substâncias químicas do cérebro (serotonina e noradrenalina), que quando estão em desequilíbrio, causam a depressão.
Hipomania, ansiedade, agitação, nervosismo, confusão, insônia ou outros distúrbios do sono, fadiga, sonolência, parestesia, tontura, convulsão, vertigem, cefaleia, sintomas de gripe, tinido, coordenação e equilíbrio prejudicados, tremor, sudorese, boca seca, anorexia, diarreia, náusea e vômito. Em estudos anteriores à comercialização, a maioria das reações à interrupção foi leve e resolvida sem tratamento. Embora estes eventos sejam geralmente autolimitados, têm havido relatos de sintomas de descontinuação graves e, por vezes, estes efeitos podem ser prolongados e graves.
A fome é a resposta do organismo, que após um determinado período, apresenta sinais de carência de alimentos que lhe forneçam os nutrientes indispensáveis à sua manutenção e saúde. Quando isso ocorre, o cérebro manda o aviso de que é preciso repor as energias.
O risco de tentativa de suicídio deve ser considerado principalmente nos pacientes com depressão. Visando reduzir o risco de superdosagem, deve-se fornecer a menor quantidade possível do medicamento, consistente com o bom manejo do paciente.
Se você esquecer de tomar uma dose de venlafaxina, deve tomar assim que se lembrar. Porém, se estiver muito perto do horário da próxima dose, pule essa dosagem. Tome somente a próxima dose normalmente. Nunca tome duas doses de uma única vez para compensar o esquecimento.
Posologia para Depressão: A dose inicial recomendada é de 75mg/dia, administrada 1vez por dia. Os pacientes que não apresentarem melhora com a dose inicial, pode ter a dosagem aumentada até 225mg/dia, no máximo.
O aumento das doses da venlafaxina devem ser feitos de acordo com a avaliação e orientação do médico. Além disso, não se deve parar o tratamento por conta própria e sem a orientação do médico, pois a dose da venlafaxina deve ser reduzida lentamente para não causar sintomas de abstinência como ansiedade, agitação, nervosismo, tontura, convulsão ou aumento da pressão arterial, por exemplo.
Em ratos que receberam a dose de 120mg/kg, as concentrações plasmáticas de Cloridrato de Venlafaxina na necropsia eram 6 vezes (ratos fêmeas) e 1 vez (rato macho) e as concentrações plasmáticas de pacientes que receberam a dose humana máxima recomendada. Os níveis plasmáticos de ODV foram inferiores em ratos quando comparados aos pacientes que receberam a dose máxima recomendada.
Posologia para Transtorno do Pânico: A dose recomendada é de 37,5mg/dia, durante 7 dias. Após esse período, a dose deve ser aumentada para 75mg/dia. Os pacientes que não apresentarem melhora com a dose de 75mg/dia, pode ter a dosagem aumentada até 225mg/dia, no máximo.
Fazia uso de duloxetina 90mg e lamotrigina 100mg, o que foi muito bom para a questão da irritabilidade. Mas eu queria mais, queria ter um humor melhor, queria sorrir mais, queria ser feliz, digamos assim. Então, o medico trocou essa medicação para venlafaxina 37,5mg e mirtazapina 15mg. Estou no início, ainda me adaptando. O que me deixou intrigada foi essa combinação, pois li aqui no Blog que não se deve combinar essas duas drogas. O que vocês podem me dizer a respeito?
Se recomienda interrumpir el uso de venlafaxina y acudir con el médico lo antes posible o al servicio de urgencias en caso de que surjan síntomas de alergia a este medicamento, como dificultad para respirar, sensación de garganta cerrada, hinchazón en la boca o rostro, urticaria o formación de ampollas en la piel. Vea cómo identificar los síntomas de reacción alérgica.
Um dos efeitos adversos deste medicamento é a alteração no peso, isto porque este remédio promove a regulação do apetite e da saciedade. Por isso, há quem tome por conta própria este antidepressivo na tentativa de perder peso. Entretanto também existem relatos que esta medicação engorda.
La venlafaxina también se utiliza a veces para tratar los sofocos (bochornos; fuertes sensaciones repentinas de calor y sudoración) en mujeres que han experimentado la menopausia ("cambio de vida"; el fin de los periodos menstruales mensuales), o que están tomando medicamentos para tratar el cáncer de mama. Hable con su médico o farmacéutico sobre los riesgos de usar la venlafaxina para tratar su afección.
Posologia para Fobia Social: A dose recomendada é de 75mg/dia, administrada 1 vez por dia. Não existem evidências de melhora no quadro com o aumento da dose.
Um segundo estudo de curto prazo que avaliou doses de 75 e 150mg/dia de Cloridrato de Venlafaxina de liberação prolongada e placebo mostrou que ambas as doses foram mais eficazes que o placebo em alguns desses mesmos resultados, entretanto, a dose de 75mg/dia foi consistentemente mais eficaz que a dose de 150mg/dia. Dois estudos de longo prazo (6 meses), um com doses de 37,5, 75 e 150mg/dia de Cloridrato de Venlafaxina de liberação prolongada e outro avaliando doses de 75 a 225mg/dia, mostraram que doses de 75mg ou superior foram mais eficazes que placebo na HAM-A total,ambos os itens de HAM-A ansiedade e tensão, e na escala ICG após tratamento de curto prazo (semana 8) e longo-prazo (mês 6).
Embora a atividade relativa da CYP2D6 possa ser diferente entre os pacientes, não há necessidade de modificação do esquema posológico do Cloridrato de Venlafaxina. A exposição ao fármaco (AUC) e a variação nos níveis plasmáticos do Cloridrato de Venlafaxina e da ODV foram equivalentes após a administração de doses diárias iguais em esquemas duas vezes ao dia ou três vezes ao dia de Cloridrato de Venlafaxina de liberação imediata.
O primeiro estudo comparou Cloridrato de Venlafaxina de liberação prolongada 75 a 150mg/dia, Cloridrato de Venlafaxina de liberação imediata 75 a 150mg/dia e placebo por 12 semanas. O Cloridrato de Venlafaxina de liberação prolongada mostrou vantagem significativa com relação ao placebo iniciando na 2a semana de tratamento na Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton (HAM-D) e HAM-D Item Humor Deprimido, na 3a semana na Escala de Avaliação de Depressão de Montgomery-Asberg (MADRS) total, e na 4a semana na Escala de Impressão Clínica Global (ICG) para Gravidade da Doença. Todas as vantagens foram mantidas até o final do tratamento.
Em ensaios clínicos, apenas 3% dos participantes relataram alterações no peso com o uso da Venlafaxina. Alguns usuários alegaram ganho de peso, enquanto outros notaram que emagreceram após a ingestão desta medicação.