EQST

Para Que Serve A Garantia De Aluguel?

Para que serve a garantia de aluguel?

Trata-se de uma garantia na qual o fiador, um terceiro com bens em seu nome, garante o contrato e assegura o cumprimento das obrigações do locatário, que é o verdadeiro devedor, caso este não cumpra.

O que é garantia de locação?

Garantias no contrato de locação são exigências feitas ao locatário pelo locador estipuladas em contrato como proteção do locatário para pagamento de aluguel ou quebras de contrato.

Qual a melhor forma de garantir o aluguel?

10 dicas para garantir o pagamento do aluguel em dia
  1. Apostar em contratos de locação. ...
  2. Exigir fiador. ...
  3. Solicitar caução. ...
  4. Fazer seguro-fiança. ...
  5. Comunique-se de forma clara. ...
  6. Cobre multas e ofereça descontos. ...
  7. Converse com o locatário. ...
  8. Envie uma notificação escrita.
Mais itens...

Quais são as garantias locatícias quantas podem pedir ao cliente?

São três os tipos principais de garantias locatícias: a fiança, o seguro fiança e a caução (conhecido por depósito). A caução ou depósito, que segundo a lei não pode ultrapassar o valor de três aluguéis, é a pior delas para o locador, quase sem efeito prático.

Pode ter duas garantias no contrato de locação?

De acordo com o parágrafo único do referido dispositivo “é vedada, sob pena de nulidade, mais de uma das modalidades de garantia num mesmo contrato de locação”, constituindo inclusive contravenção penal. ...

Como caucionar um imóvel para locação?

Uma caução de imóvel estabelece como garantia aquele bem imóvel específico mencionado no contrato de locação. Ainda que o caucionante possua dezenas de outros bens imóveis (ou até mesmo moveis) nada se relacionará com a locação alem do imóvel caucionado; somente ele se constitui na garantia da locação.

Quais são as formas de alugar um imóvel?

Tipos de fianças disponíveis para alugar um imóvel
  • Fiador. Indicado pelo locatário, o fiador será corresponsável pelo pagamento do aluguel, assim como por quaisquer outros encargos e responsabilidades que estejam no contrato. ...
  • Seguro-Fiança. ...
  • Título de Capitalização. ...
  • Carta de Fiança. ...
  • Depósito caução.

Quais são as formas de locação?

De acordo com a lei do inquilinato, são definidos três tipos de locação que são caracterizadas através da finalidade do aluguel, sendo então: residencial, não residencial e temporada.

Quais são os tipos de locação?

De acordo com a lei do inquilinato, são definidos três tipos de locação que são caracterizadas através da finalidade do aluguel, sendo então: residencial, não residencial e temporada.

Quais são os tipos de garantia?

O Código Civil admite a existência de três tipos de garantias reais: o penhor, a anticrese e a hipoteca.
  • Penhor. É a garantia dada por meio de bens móveis, como é o caso dos bancos que trabalham com penhor de joias. ...
  • Anticrese. ...
  • Hipoteca. ...
  • Aval. ...
  • Fiança.
29 de nov. de 2019

Quais as garantias locatícias e seus efeitos práticos?

São três os tipos principais de garantias locatícias: a fiança, o seguro fiança e a caução (conhecido por depósito). A caução ou depósito, que segundo a lei não pode ultrapassar o valor de três aluguéis, é a pior delas para o locador, quase sem efeito prático. ... Por essa razão, esse tipo de garantia não é recomendada.

Quais são as garantias locatícias permitidas pela legislação pátria?

A Lei 8245/91, a Lei do Inquilinato, dispõe, em seu artigo 37, as espécies de garantias locatícias aceitas para contratos. São elas: caução, fiança, seguro de fiança bancária e cessão fiduciária de quotas de fundos de investimento. A fiança é a mais requisitada pelo mercado, seguida de caução e seguro garantia.

É possível que no contrato de locação o locador peça mais de um tipo de garantia?

Impossibilidade de duas ou mais garantias no mesmo contrato de locação. Cuidado com contrato modelo. procure sempre um advogado especialista de sua confiança. A lei 8.245/91 em seu art.