Como exemplos de neurotransmissores, podemos citar a acetilcolina e a noradrenalina. Quando um impulso nervoso chega ao botão pré-sináptico, os neurotransmissores são liberados na fenda sináptica.
A acetilcolina (ACh) foi o primeiro neurotransmissor descoberto (1921). Produzido no sistema nervoso central e periférico, ele está relacionado diretamente com a regulação da memória, do aprendizado e do sono. Esse hormônio atua no organismo como um mecanismo mensageiro entre os neurônios (células nervosas).
A acetilcolina consiste numa substância química que atua como neurotransmissor, transmitindo os impulsos nervosos entre as células do sistema nervoso. Também se encontra associada à transmissão de impulsos entre as junções das células nervosas e musculares, que provocam a contração muscular.
Responsáveis pela comunicação entre os neurônios e equilíbrio de nossas capacidades perceptíveis, sensoriais, de motricidade, ação e reação ressalta-se os neurotransmissores. ... Nos seres humanos existem dois Neurotransmissores influenciam diretamente na capacidade emotiva e regulação do comportamento emocional.
Os neurotransmissores exercem influência na ingestão dos macronutrientes, por exemplo: o balanço na ingestão de carboidrato parece envolver a ação do ácido gama amino-butírico (GABA), da noradrenalina e do neuropeptídeo Y.