A síntese proteica é o mecanismo de produção de proteínas determinado pelo DNA, que acontece em duas fases chamadas transcrição e tradução. O processo acontece no citoplasma das células e envolve ainda RNA, ribossomos, enzimas específicas e aminoácidos que auxiliarão na sequência da proteína a ser formada.
A transcrição é o processo de síntese de uma molécula de RNA usando como molde a sequência de uma cadeia de DNA de um gene. A maioria do DNA de uma célula eucariota está no núcleo, não passando através da membrana nuclear dadas as suas dimensões.
Nas células eucarióticas, o processo de transcrição ocorre no núcleo e o RNAm é transportado para o citoplasma, no qual ocorrerá a tradução. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
ribossomos
-Em eucariotos, a transcrição acontece no núcleo para depois ser sintetizada a proteína pela tradução no citoplasma. Já em procariotos, não existe núcleo. Os dois processos ocorrem no mesmo meio. -O RNA transcrito em eucariotos passa por uma série de alterações antes de serem completamente formados.
Para iniciar a transcrição de um gene, a RNA polimerase liga-se ao DNA do gene numa região denominada promotor. Basicamente, o promotor informa à polimerase onde "se sentar" no DNA e começar a transcrever. A região promotora precede (e ligeiramente sobrepõe-se) à região transcrita, cuja transcrição especifica.
A transcrição é o processo de formação de uma molécula de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Neste processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA, enquanto a outra fica inativa. ... O processo é iniciado quando a polimerase do DNA se liga a uma das extremidades do DNA.
As polimerases do RNA são enzimas que catalisam a síntese de RNA tendo como molde uma fita de DNA. Esse processo é denominado de transcrição. Ao contrário das DNA polimerases, as polimerases do RNA são capazes de iniciar uma nova cadeia de RNA a partir de um molde de DNA, sem precisar de iniciador (primer).
Se uma fita de DNA for , por exemplo , AAACGTATC , a fita complementar será TTTGCATAG . Veja que timina T liga-se à Adenina A , etc . Para passar para RNA basta substituir a Timina pela Uracila . A fita de DNA AAACGTATC terá a fita de RNA como UUUGCAUAG .
Separadamente, nucleotídeos são bastante simples, consistindo de três partes diferentes: Base nitrogenada (Adenina, Timina, Guanina ou Citosina)...No DNA existem quatro tipos de bases nitrogenadas:
Adenina e guanina são classificadas como PÚRICAS, pois elas são moléculas compostas por dois anéis. Citosina e timina são classificadas como PIRIMÍDICAS, pois elas são moléculas formadas por um único anel. Adenina faz par com a Timina, formando o par de bases A-T, e ocorre dupla ligação entre essas bases.
Adenina, guanina, citosina, timina e uracila Bases púricas ou purinas - derivam da purina e possuem dois anéis (um hexagonal e um pentagonal) de carbono e nitrogênio. ... Bases pirimídicas ou pirimidinas - derivam da pirimidina, são menores que as púricas e formadas por um anel (hexagonal) de carbono e nitrogênio.
Medidas de comprimento
uracila
O DNA é encontrado principalmente nos cromossomos no interior do núcleo celular, mas também são encontrados em mitocôndrias e em cloroplastos. Todas as nossas células possuem DNA, que é uma mistura do DNA da sua mãe com o do seu pai.