Os três ossos que formam a articulação do ombro incluem a clavícula, a escápula (omoplata) e o úmero (o osso longo do braço). O ombro tem duas articulações que trabalham juntas para fazer com que o braço se mova. A articulação acromioclavicular (AC) é uma articulação deslizante formada entre a clavícula e o acrômio.
O complexo do ombro possui quatro grupos de movimento, no plano sagital: flexão, extensão e hiperextensão; no plano frontal: abdução e adução; e no plano transverso: rotação medial e rotação lateral; abdução horizontal e adução horizontal e circundação (LIPPERT, 2003; HAMILL & KNETZEN, 2008).
Embora apresentem consideráveis variações entre elas, as articulações possuem certos aspectos estruturais e funcionais em comum que permitem classificá-las em três grandes grupos: fibrosas (sinartrose), cartilaginosas (anfiartrose) e sinoviais (diartrose).
O quadril, ou articulação coxo-femoral é formado pelos ossos da bacia (pelve) e pelo fêmur, o osso mais longo do corpo humano. Seu formato assemelha-se a uma esfera dentro de uma taça invertida. ... Logo abaixo da cápsula articular localiza-se a sinóvia ou membrana sinovial, responsável pela lubrificação articular.