Para que a localização e o armazenamento dos documentos sejam mais rápidos, o método alfabético pode ser combinado com cores. ... Esse método é chamado de Variadex e usa as cores como elementos auxiliares que facilitam a recuperação e localização dos documentos. Lembrando: essa é apenas uma variação do método alfabético.
Existem várias maneiras de se organizar os documentos, fundamentadas em quatro métodos básicos: alfabético, geográfico, numérico e ideográfico. O estudo das regras que compõem cada método é fundamental para que o concursando consiga resolver as questões sobre o assunto.
Método numérico cronológico Um método usado para fazer a organização dos documentos por data. É extremamente utilizado para organizar documentos financeiros, fotos e outros arquivos em que a data é o elemento essencial para buscar a informação.
A escrita ideográfica consiste em um sistema de escrita que se manifesta através de ideogramas como símbolos gráficos ou desenhos (signos pictóricos), formando caracteres separados e representando objetos, ideias ou palavras completas, associados aos sons com tais objetos ou ideias são nomeados no respectivo idioma.
Em sociologia, explicação nomotética apresenta uma compreensão generalizada de um dado caso e é contrastada com a explicação idiográfica, que apresenta uma descrição completa de determinado caso.
Que se ocupa do estabelecimento de leis gerais ou do estudo dos fenómenos recorrentes, especialmente dos naturais, por oposição a idiográfico (ex.: investigação nomotética, método nomotético).
Ideogramas complexos que se formam combinando elementos, cada um com seu próprio sentido, para criar um novo significado. Ex.: ? = ?(sol) + ?(lua), que significa claridade.
A escritura pictográfica é uma forma de comunicação que se remonta ao neolítico, onde o homem usava pictografias para representar os desenhos na pedra. A escrita feita com desenhos rudimentares chama-se pictografia do grego pictus significa pintado e grafe significa descrição.
O escriba nada mais é do que aquele profissional que já na antiguidade dominava a escrita e com isso usava para a mando do regente. Esse profissional era encarregado de redigir as normas do povo daquela região ou de uma determinada religião.
Foi na Antiga Mesopotâmia, há cerca de 6 mil anos atrás, que se desenvolveu a escrita ideográfica, um dos inventos na progressão até a escrita alfabética, agora usada mundialmente. Em época bastante remota, homens e mulheres utilizam figuras para representar cada objeto. Esta forma de expressão é chamada pictográfica.
século 4 a.C.
Por volta de 600 a.C. os gregos absorvem a escrita fenícia, corrigindo sua maior falha, a falta de vogais, adicionadas por meio de sinais. Com isso, os gregos criavam aquilo que se tornaria o alfabeto utilizado atualmente na cultura ocidental.