De acordo com Baron e Kenny (1986), uma variável moderadora, daqui para diante como Mod, seja ela mensurada de forma quantitativa ou qualitativa, é aquela que afeta a direção ou a força da relação entre uma variável dependente e uma variável independente.
Indicação das variáveis da pesquisa (somente para pesquisa direta de campo) ... As variáveis de pesquisa podem ser definidas como algo que varia, observável e quantificável — por exemplo: preconceito, aptidão física, força, resistência aeróbica, habilidade motora, sexo, idade, entre outros fatores.
Variável Interveniente A variável que se coloca entre a variável independente e dependente é denominada interveniente, representada por “W”. O que espera-se dessa variável é anular, aumentar ou reduzir o impacto que a variável “X” exerce sobre a “Y”.
O efeito mediador diz respeito a uma variável que age como interveniente entre duas variáveis numa relação, ou seja, ela recebe influência da variável independente e influencia a variável dependente (BARON; KENNY, 1986).
Variável de processo (PV) é a variável a ser controlada em um processo. Trata-se de uma condição do processo que pode alterar a produção de alguma maneira. Exemplos para variáveis de processo: pressão, vazão, nível, temperatura, densidade etc.
Automação de processos é uma técnica de BPM (Business Process Management) ou Gestão de Processos Empresariais, que consiste em usar a tecnologia e a integração de sistemas e dados para aprimorar o controle e o andamento do fluxo de trabalho, por meio do monitoramento em tempo real e, quando possível, da substituição de ...
Controlador: Instrumento que compara um valor medido (variável primária ou primary value ou “PV”) com um valor desejado (referência ou set point ou “SP”) e, baseado na diferença entre eles (erro), emite um sinal de correção (variável manipulada ou manipulated variable ou “MV”) a fim de que a atuação no processo causada ...
Conversor Instrumento cuja função é a de receber uma informação na forma de um sinal, alterar esta forma e a emitir como um sinal de saída proporcional ao de entrada. ... Elemento final de controle Dispositivo cuja função é modificar o valor de uma variável que leve o processo ao valor desejado.
Span (Range Calibrado): Quando o instrumento é configurado com seu range de medição ou faixa de operação, onde o instrumentista deve fazer a calibração do instrumento, também é conhecido como span. O span é igual o Upper Range Limit(URL) menos o Lower Range limit (LRL).
Os sistemas de controle são classificados em dois tipos: sistemas de controle em malha aberta e sistemas de controle em malha fechada. A distinção entre eles é determinada pela ação de controle, que é componente responsável pela ativação do sistema para produzir a saída.
O principal objetivo do controle automático de processo é conseguir que uma variável dinâmica se mantenha constante em um valor específico. 2. Como funciona a malha de controle fechada? Medindo o valor da variável controlada através de um sensor, e é comparado com o valor desejado (setpoint).
Em outras palavras, atraso de transporte, ou tempo morto, é o intervalo de tempo entre o instante em que o sistema sofre uma variação qualquer e o instante em que esta começa a ser detectada pelo elemento sensor. Como exemplo veja o caso do controle de temperatura apresentado na Figura 14.
Automação – sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem necessidade de interferência do homem.
O que é o controller? O profissional da área de controladoria é o responsável pela compilação e análise dos dados contábeis, econômicos e financeiros, que embasarão o planejamento e o desenvolvimento das ações de curto, médio e longo prazo nas empresas.
Resumindo, esse controle pode usufruir da estabilidade proporcionada pela ação P+D e pela eliminação do offset que a ação P+I pode trabalhar. Sua desvantagem é que é necessário ajustar os três parâmetros: o Ganho (kc), o tempo integrativo (Ti) e o tempo derivativo (Td), dificultando a sincronização.
O controle proporcional ajusta a variável de controle de forma proporcional ao erro. O controle integral ajusta a variável de controle baseando-se no tempo em que o erro acontece. O controle derivativo ajusta a variável de controle tendo como base a taxa de variação do erro.
Assim se, em um dado instante, o valor da saída do processo é menor (maior) que o valor da referência, i.e. menor o erro em regime permanente, isto é, melhor a precisão do sistema em malha fechada.
É o controle de temperatura utilizando PID, sigla para Proporcional, Integral, Derivativo. O controle PID fornece uma variação contínua da saída dentro de um mecanismo de realimentação de loop de controle para controlar com precisão o processo, removendo a oscilação e aumentando a eficiência.
A Permissão Internacional para Dirigir, ou PID, é um documento que traz traduções das informações da carteira de motorista. ... A carteira de motorista internacional não serve, portanto, para substituir a CNH. A validade da PID é de até três anos ou a mesma que a da carteira de motorista, o que ocorrer primeiro.