O que são as Competências Organizacionais? De forma geral, esse conceito significa tudo aquilo que torna a sua empresa única em relação aos seus concorrentes. As competências organizacionais formam a identidade da companhia, reunindo os conhecimentos, habilidades e atitudes específicas da equipe e da marca.
A junção dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores – as chamadas competências, unem-se de tal forma que aquela organização passa a ter uma identidade própria. Os propósitos, ideais, diferenças e valores que surgem dessa união podem ser chamados de competências organizacionais.
Agora que você já sabe o que são competências essenciais, confira a seguir X dicas de como identificar as do seu negócio.
Atualmente o diferencial que as empresas buscam nos candidatos são suas competências, características comportamentais que o tornam apto a atuar em diversas situações organizacionais, ser criativo, ter uma visão sistêmica, saber trabalhar sobre pressão e em equipe são algumas delas.
Competências Gerenciais são conhecimentos, habilidades e atitudes, necessários aos diferentes níveis da organização, que resultam no que os gestores realizam ou produzem no trabalho (ZARIFIAN, 2001).
Tabela 1 – Competências para o Profissional Saber agir Saber o que e por que faz. Saber Julgar e Saber escolher. Saber mobilizar recursos Criar sinergia e mobilizar recursos e competências. Saber comunicar Compreender, trabalhar, transmitir informações e conhecimentos.
Duram (1999), divide as competências em três dimensões: Conhecimentos (informação, saber o quê, saber o porquê); Habilidades (técnica, capacidade, saber como); Atitudes (querer fazer, identidade, determinação).
Uma das maiores habilidades que uma pessoa deve ter para o trabalho em equipe é a de comunicar-se bem. Você não precisa ser um ótimo orador, mas precisa ser claro no que deseja dizer e necessita saber expressar o que pensa, o que sente e o que precisa manifestar em relação ao trabalho realizado.