Paradoxo, também conhecido como oximoro, é uma figura de pensamento responsável por contrastar uma ideia. Trata-se de uma figura de linguagem com conceitos amplos, por isso, possui algumas subdivisões: paradoxo verídico.
Eufemismo é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. ... Situações de grande impacto, como a morte, beira o grotesco e a função dessa figura de linguagem se perde. Um exemplo mais adequado é dizer que o indivíduo "partiu", ou que "deixou esse mundo".
Podemos identificar os eufemismos: “partiste” (alternativa A), “assento etéreo” (alternativa B), “teus anos encurtou” (alternativa D) e “te levou” (alternativa E). Portanto, não apresenta eufemismo o verso da alternativa C.
Sinestesia é o nome dado a um distúrbio neurológico em que as conexões sensoriais (visão, olfato, paladar, audição e tato) se misturam, fazendo com que os estímulos a um sentido desencadeiem outro. Por exemplo, um sinesteta pode ouvir cores, sentir o gosto das formas, cheirar os números etc.
Cinco sentidos A sinestesia é uma condição neurológica que provoca uma mistura dos sentidos. ... Uma em cada duas mil pessoas têm sinestesia, e essas pessoas podem ver sons, sentir cores ou o paladar das formas. A sinestesia é um processo involuntário do cérebro, e sua causa ainda é desconhecida.
Você tem sinestesia?
Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato. O meio interno e o externo proporcionam uma grande variedade de sensações, que são percebidas graças ao nosso sistema nervoso e aos nossos órgãos dos sentidos.
A sinestesia é uma figura de linguagem que faz parte das figuras de palavras. Ela está associada com a mistura de sensações relacionadas aos sentidos: tato, audição, olfato, paladar e visão. Sendo assim, essa figura de linguagem estabelece uma relação entre planos sensoriais diferentes.
Uma pessoa sinestésica consegue "ouvir" cores ou "ver" tipos de som. Isso acontece porque os caminhos no cérebro se cruzam - em razão disso, os sentidos se misturam e provocam essa confusão de se ver o que, na realidade, só se pode ouvir.
Cinestesia, esse termo refere-se ao sentido muscular, a um conjunto de sensações que nos permite a percepção dos movimentos (Michaelis, 1998); ... Mas a tradução correta é "sinestesia", com o significado de "intropercepção", sentidos internos.
(Notas musicais / Frequências / Cores)
Portanto podemos dizer que o Cinestésico é também, de certa forma, um Sinestésico. O Cinestésico aprende melhor através do toque, por meio do contato humano ele consegue ouvir melhor a informação (tato + audição). Isso é um exemplo de mesclar diferentes sentidos, que ocorrem tipicamente com Sinestésicos.
A comunicação cinestésica ou cinésica é uma das muitas formas de linguagem do ser humano. De maneira geral, também a chamamos de linguagem corporal, e corresponde a todos os movimentos do corpo. É importante saber que a comunicação cinestésica é muito poderosa.
Sinestésicos
Aprendizado cinestésico Se este for o seu caso, provavelmente o seu estilo de aprendizado é o cinestésico. Você prefere abordagens mais práticas para aprender coisas novas e possivelmente se sai melhor em disciplinas que requerem movimento e esforço físico, como fotografia, educação física e aulas em laboratórios.
Adaptadores, assimiladores, divergentes e convergentes são os quatro estilos de aprendizagem, segundo David Kolb.
Resultados
"Nossos cinco sentidos são constantemente estimulados, e é a partir deles que nós aprendemos do que gostamos ou não", diz a terapeuta em neurolinguística Silvia Maria Pereira Ramos. ... Há três tipos de perfis que definem que tipo de sentido é mais aguçado em cada pessoa: o auditivo, sinestésico e o visual.
A PNL diz que as pessoas cinestésicas, apesar de tranquilas, sentem um gosto especial pelas emoções e por tudo aquilo que tenha a ver com as coisas manuais, com experimentar o tato, o gosto e o olfato. São muito expressivas socialmente, daquelas que procuram o contato pessoal, os abraços… o contato físico.
Auditivo: é aquele que ouve. Uma pessoa auditiva gosta de ouvir as outras pessoas, apresenta um amplo vocabulário, se expressam com objetividade e gesticulam muito. ... Uma pessoa visual usa a visão como maneira de conseguir informações, identificando as coisas por meio de imagens.
A predominância sensorial sinestésica se relaciona com o trecho "Eu sinto..., Pressinto que..." - já que o ato de sentir está ligado ao tato, as emoções, etc. Esse tipo de pessoa se conecta com seus sentimentos e as sensações tácteis do mundo.