Enfermagem geral: liderar equipes de enfermagem no atendimento aos pacientes. Enfermagem geriátrica: atuar em domicílio, clínicas, hospitais ou casas de repouso atendendo idosos, doentes ou não. Enfermagem médico-cirúrgica: prestar auxílio no pré e pós-operatórios dos pacientes.
O enfermeiro pode se especializar no atendimento geriátrico e auxiliar famílias no cuidado com idosos. Nesta área, o profissional pode realizar atividades que vão desde a socialização até a reabilitação e acompanhamento de pacientes.
Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), existem três grandes áreas de atuação do enfermeiro, sendo que cada área agrupa linhas de atuação e, ainda, subdivisões.
Conferência de processos, análise e autorização de uso de materiais hospitalares, procedimentos efetuados, medicamentos, controle do hospital e reembolso por parte do SUS e das operadoras de saúde.
O profissional de Enfermagem atua na promoção da saúde humana, protegendo, recuperando e reabilitando a saúde das pessoas. Entre suas funções estão prestar os primeiros socorros, administrar medicamentos, fazer curativos e coletar amostras para exames, além de poder auxiliar médicos em cirurgias.
O curso de Enfermagem prepara o aluno para atuar de forma ética e humanizada no cuidado dos pacientes e promoção da saúde individual e coletiva. Nos anos iniciais do curso, são ministradas disciplinas teóricas, como Anatomia, Fisiologia e Imunologia.