Os eventos acadêmicos e científicos são de iniciativa das unidades de ensino e pesquisa ou da Reitoria. As modalidades mais utilizadas em nosso meio são: Congresso: reunião ou encontro de entidades de classe ou associações para a apresentação de conferências. Os congressos podem ser científicos ou técnicos.
Congresso O congresso é um dos tipos de eventos mais comuns. Nele, tem-se por objetivo debater e extrair conclusões acerca de uma temática central. “O congresso é a reunião onde especialistas deliberam sobre questões de interesse comum ou apresentam estudos, novas descobertas, etc.”
Na palestra, a estrela é o palestrante. Já no workshop, a colaboração entre facilitador e o público é muito maior. Outra diferença é a duração dos eventos. A palestra é mais curta e, o workshop, mais longo.
O seminário é um dos tipos de eventos mais comuns no meio acadêmico. Ele é regido por um orador e é dividido em três momentos: a fase de exposição, a de discussão e a de conclusão. Essas fases são importantes para seguir a linha de raciocínio e construção narrativa do evento.
Etapas de um seminário acadêmico
O seminário é um gênero textual oral, em que um tema é exposto através de recursos argumentativos. Para que seja bem-sucedido, é importante ter planejamento. O seminário é um dos componentes dos gêneros orais, entretanto, não deve ser entendido como uma simples exposição de um tema.