O cabo epr não halogenado, popularmente conhecido no mercado como cabo flex atox, é um condutor de fios de cobre eletrolítico, de têmpera mole, que conta com isolamento à base de composto termoplástico poliolefínico não halogenado.
A diferença entre os dois produtos está na facilidade no processo de aplicação do material em fábrica, sendo o HEPR mais fácil de trabalhar. No produto, os dois são bastante flexíveis e suportam 90°C em regime permanente.
O HEPR (Etileno Propileno) é um termofixo usado como isolante em fios e cabos, que suporta até temperaturas de 90C. Os cabos em XLPE a rigidez dielétrica decai mais acentuadamente com o passar do tempo.
Condutores são materiais que possibilitam a movimentação de cargas elétricas em seu interior com grande facilidade. Esses materiais possuem uma grande quantidade de elétrons livres, que podem ser conduzidos quando neles aplicamos uma diferença de potencial. Metais como cobre, platina e ouro são bons condutores.
Qual o melhor eletroduto corrugado para enterrar? Com esse cenário planejado, o melhor eletroduto corrugado para enterrar é o corrugado PEAD Preto. Feitos de PVC, ambos possuem as vedações necessárias para garantir a proteção dos fios elétricos.
Tabela de Ocupação Máxima de Cabos em Eletrodutos
Como instalar?
Tenha sempre dois passa fios para que no caso de o primeiro deles não conseguir atravessar o comprimento total do cano, o segundo possa ser utilizado para continuar a passagem do fio. Insira o segundo passa fio através da outra extremidade do cano e, se for preciso, gire-o para tentar agarrar o primeiro passa fio.
Identificado os fios, é o momento de levá-los até o ponto correto onde será instalado o interruptor, com atenção:
Regras para enterrar os cabos No caso de terrenos normais, a instalação deve estar com uma profundidade mínima de 70 cm do solo. Profundidade do Cabo em Terreno Normal. Caso seja um terreno com acesso de carros como uma garagem por exemplo, esta profundidade deve aumentar para 1 metro do solo.
Ganchos ou adesivos Uma das soluções mais práticas: com o uso de ganchos ou adesivos, prenda os fios à parte debaixo de mesas ou outro mobiliário próximo. Utilizando adesivos, você também pode fixar os cabos e fios nas paredes e criar desenhos integrados à decoração.
O rack é considerado um excelente móvel para esconder cabos e fios, principalmente de aparelhos eletrônicos pequenos, como DVDs, Home Theater, videogames e receptores de TV e internet. Isso porque, na parte de trás da sua estrutura é possível acomodar todos os fios desses equipamentos sem deixar nenhum aparente.
11 – ESCONDER E ORGANIZAR FIOS E CABOS COM CANO DE PVC Corte um pedaço de cano de PVC no diâmetro em que caibam todos os fios dentro dele, depois, abra a lateral do cano deixando um espaço suficiente para que entre por esse espaço o fio ou cabo de maior diâmetro.
As opções variam bastante: desde a utilização de canaletas, o uso de painéis ou outro mobiliário adaptado. Como solução mais permanente, é comum o uso de canos de PVC embutidos na parede para deixar os fios fora de vista.
Persianas. Uma maneira mais confiável e sólida de esconder canos em comparação com os blinds. Eles têm um mecanismo similar: quando a estrutura abre, as ripas são montadas em um rolo ou pilha dentro da caixa.
Escolha uma caixa bem bonita, faça um buraco na lateral (se ela já não tiver, é claro) e esconda a régua das tomadas lá dentro. É um tal de carregador de celular num lugar, cabo da câmera em outro, HDMI em outro e assim todos se perdem no limbo e nunca mais são achados.
Para organizar e esconder os cabos, é possível prender a fiação, evitando que os fios fiquem pendurados longe da tomada. Para isso, uma das melhores alternativas é usar ganchos que segurem os cabos, de forma que eles fiquem “invisíveis” embaixo das mesas e desçam pelos pés do móvel até a tomada mais próxima.
Como fazer:
“O recomendado é que o roteador seja sempre posicionado no centro dos ambientes”, explica Teixeira. O sinal tende a chegar em toda a casa. Não é ideal, por exemplo, ter um roteador em um dos quartos mais distantes enquanto poderia tê-lo na sua sala. É importante também dar preferência às posições mais altas.
Então a melhor direção para a antena é reta e voltada para cima, para que o sinal se espalhe melhor dentro dos cômodos, abrangendo uma maior distância. Caso a sua casa tenha mais de uma andar, o melhor método de posicionar é com a antena deitada, para o sinal vá para cima e para baixo, passando pelos andares.
Normalmente, o melhor jeito de posicionar a antena externa é deixando-a reta para cima, o que fará com que o sinal se espalhe de forma horizontal. Mas se o objetivo é fazer com que o Wi-Fi chegue em diferentes andares, o ideal é deixar a antena deitada – assim, as ondas serão disseminadas verticalmente.