EQST

O Que Ultrassom Eletroterapia?

O que é ultrassom eletroterapia?

Um dos aparelhos mais utilizados na eletroterapia por fisioterapeutas é o ultrassom. A energia ultrassônica atua na diminuição de dor, inflamação, regeneração dos tecidos e incômodos estéticos.

Qual a função do ultrassom na fisioterapia?

A fisioterapia com ultrassom é feita com o objetivo de aumentar o fluxo sanguíneo local e assim favorecer a cascata inflamatória, reduzindo o inchaço e estimulando as células inflamatórias, promovendo assim a cicatrização, remodelação do tecido e diminuindo o edema, dores e os espasmos musculares.

Como calcular o tempo de aplicação do ultra som?

Por exemplo:
  1. Largura= 5 cm.
  2. Comprimento = 8 cm.
  3. Então a área é igual a 40 cm².
  4. ERA = 4cm²
  5. O tempo é de 40 minutos, então 40/4 = 10 minutos de aplicação.
7 de fev. de 2019

Quais são os efeitos Fisiologicos do ultrassom?

Os efeitos fisiológicos provenientes do aquecimento tecidual, que podem produzir aumento do fluxo sanguíneo e da atividade metabólica; aumento da extensibilidade do colágeno em estruturas tais como tendões, ligamentos e cápsulas articulares; alívio da dor e diminuição do espasmo muscular [6,11].

Como calcular idade gestacional pela primeira ultrassom?

Sim, caso a mulher não saiba a data da última menstruação ou tenha ciclos irregulares, calcula-se o tempo de gravidez pela ultrassonografia (USG). A forma de conta é a mesma, soma-se a quantidade de dias que se passaram da data da ultrassonografia até hoje (dia em que se quer a idade gestacional) e divide-se por 7.

Quantas vezes na semana posso usar o ultrassom?

Quantas sessões de ultrassom são necessárias? Cerca de cinco a dez, duas vezes por semana. Duração da sessão fica entre 30 a 50 min.

Como o ultrassom atua nos tecidos?

INTRODUÇÃO: O ultrassom (US) terapêutico atua nos tecidos biológicos por meio da vibração, que é capaz de produzir efeitos fisiológicos térmicos e não térmicos.

Quais os efeitos fisiológicos que o ultrassom terapêutico estimula na fase aguda e crônica da lesão?

Os efeitos fisiológicos provenientes do aquecimento tecidual incluem: aumento da circulação sanguínea, despolarização das fibras nervosas aferentes, efeitos sobre os nervos periféricos, aumento da extensibilidade em tecidos ricos em colágeno como tendões, ligamentos e cápsulas articulares, redução de espasmos ...