Segundo o DSM-5, a síndrome tem os seguinte características: episódios recorrentes de comer à noite, manifestados por fome após despertares noturnos ou exagerado consumo de comida após o jantar.
E justamente aí esta o problema: um descompasso entre a melatonina, os clock genes e a serotonina fazem com que as pessoas com a Síndrome da fome noturna acabem tendo fome à noite, perda do apetite de dia e problemas com o sono.
Para controlar a compulsão alimentar, siga alguns passos:
Aquele desejo incontrolável que costuma aparecer todos os dias a partir do final da tarde é comumente causado pela queda da serotonina, um neurotransmissor ligado à sensação de bem estar e de saciedade. Com a proximidade da noite, a serotonina começa a se transformar em melatonina, que nos fará dormir.
12 alimentos saudáveis para matar sua vontade de comer doce
“Elas geralmente sentem mais vontade de comer doces nos dias que antecedem o período menstrual, ou seja, durante a fase de TPM (tensão pré-menstrual), e após a menopausa. Nestas situações, ocorre uma redução de estrógeno e progesterona no organismo”, explica.
As alterações que levam a um aumento do fluxo são o mioma (formação no músculo do útero), o pólipo (pedaço do endométrio que cresce para dentro do útero), a adenomiose (endométrio que descama invadindo o musculo) e a endometriose (formação de endométrio fora do útero).
Seja por ansiedade ou pelas próprias mudanças hormonais, é comum que as futuras mamães sintam uma vontade incontrolável de comer doces. Isso, somado ao aumento natural da fome, pode causar grandes problemas à gestante. A sensação é normal, mas o impulso de assaltar a despensa deve ser controlado.
Os desejos na gravidez podem ser causados por flutuações nos hormônios, ou o corpo pode estar pedindo por vitaminas ou nutrientes que estão em falta. Se a gestante está com vontade de comer azeitonas salgadas, por exemplo, pode ser que o organismo queira que você aumente sua ingestão de sódio.
Comer demais durante a gravidez não significa saúde, ao contrário, pode aumentar os riscos da gestação. Aquele dito popular “comer por dois” não passa de uma crença equivocada. Na verdade, comer muito durante a gestação pode prejudicar tanto a mãe quanto o bebê.
A maior parte do ganho de peso na gravidez ocorre no 2º e 3º trimestre. No primeiro trimestre, o ganho de peso é mínimo, variando entre 0,5 e 2,0 kg. A partir do 2º trimestre de gravidez, o ganho de peso acelera-se, devendo ficar em torno de 0,5kg por semana.
Mulheres com baixo peso: Devem ganhar de 12,5 kg a 18,0 kg; Mulheres com peso adequado: Devem engordar de 11,5 kg a 16,0 kg; Mulheres com sobrepeso: Devem ganhar de 7,0 kg a 11,5 kg; Mulheres que apresentam obesidade: Devem ganhar até 7,0 kg.
Tabela de altura para meninas de até 2 anos de idade
Então preparamos uma lista com as sete coisas que grávida não pode fazer de jeito nenhum e explicamos rapidamente o porquê de cada uma dessas ações.
Morte fetal é a morte do feto a partir das 20–28 semanas de gravidez e que resulta no nascimento de um bebé sem sinais vitais.