Por acaso você já ouviu falar de somatização ou doenças psicossomáticas? Ambas são enfermidades que geram sintomas físicos, cuja origem vem da mente. A palavra somatizar remete a apresentar sintomas no corpo, mas sem existir uma doença física associada ao desconforto. São problemas emocionais que causam esses sintomas.
Transtorno doloroso somatoforme ou Transtorno doloroso persistente é uma neurose caracterizada por dor crônica desencadeada por estresse psicológico (somatização) desproporcional a qualquer lesão física.
Diagnóstico. Os sintomas devem ser angustiantes ou perturbadores da vida diária por > 6 meses e estarem associados a pelo menos um dos seguintes: Pensamentos desproporcionados e persistentes sobre a gravidade dos sintomas. Ansiedade persistentemente alta sobre a saúde ou os sintomas.
Esta situação também é chamada de transtorno de somatização, e é comum em pessoas ansiosas e depressivas, por isso, para o adequado tratamento é fundamental a realização de psicoterapia, além do acompanhamento com o psiquiatra, que poderá indicar medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos para ajudar a aliviar o ...
O médico faz o diagnóstico do transtorno dissociativo de identidade com base no histórico e sintomas da pessoa: A pessoa tem duas ou mais identidades e ocorre uma perturbação no seu senso de ser e agir de acordo com a maneira que ela é.
O transtorno Dissociativo de Identidade - TDI, antigamente chamado de Múltiplas Personalidades, é um transtorno mental de difícil diagnóstico, tratamento e sintomatologia diversificada, sendo caracterizado pela presença de duas ou mais identidades (personalidades) distintas dentro de um mesmo individuo, onde cada uma ...
Quais são as causas? Segundo especialistas, o Transtorno Dissociativo de Identidade é causado por um grande trauma sofrido pela pessoa ainda na infância. Em muitos casos, esses eventos traumáticos são fruto de abusos sexuais, físicos ou psíquicos.
A dupla personalidade, cujo nome científico é transtorno dissociativo de identidade, é real e deixa marcas profundas nos pacientes....
Para ter TDI é preciso ter pelo menos duas identidades. Mas há casos de pessoas que alternam mais de 20. São como vidas paralelas, construídas em detalhes.
O transtorno dissociativo de identidade, também conhecido como transtorno de múltiplas personalidades, é um transtorno mental em que a pessoa se comporta como se fosse duas ou mais pessoas diferentes, que variam em relação ao seus pensamentos, memórias, sentimentos ou ações.
Existem quatro tipos de personalidades, afirma estudo.
Sim, é possivel ter mais de um transtorno concomitantes, bem como existe o Transtorno Misto de Personalidade, onde a pessoa tem traços de diferentes distúrbios, mas não reúne critérios para um específico.
OUTROS TÓPICOS NESTE CAPÍTULO
Para diagnosticar o paciente com algum transtorno de personalidade, o especialista realiza uma avaliação mental e analisa o histórico médico e a gravidade dos sintomas do paciente. Amigos e familiares podem ajudar a identificar os padrões de comportamentos desajustados e incentivar a procura de ajuda profissional.
Principais Características
Os transtornos de personalidade são um grupo de doenças psiquiátricas em que a pessoa tem um padrão de pensamento e comportamento bastante rígido e mal ajustado.
Elemento estável da vida psíquica de um indivíduo, a personalidade é a maneira habitual de uma pessoa e o conjunto de características que a distinguem das demais. Trata-se de um padrão singular de pensamentos, sentimentos e valores pessoais que persistem ao longo do tempo e das situações.