Um átomo instável é um átomo que não possui 8 elétrons em sua última camada de valência, que é a última camada elétrica de um elétron. O cloro, que possui 7 elétrons em sua última camada de valência, e o sódio, que possui apenas um elétron em sua última camada, são exemplos de átomos instáveis.
O átomo encontra-se estável quando acontece o emparelhamento de todos os seus elétrons, isto é, quando estão todas as caixas com dois elétrons cada. Exemplo: Façamos a distribuição eletrônica do oxigênio (O), que possui oito elétrons em seu estado natural.
Átomos instaveis são os que não possuem 8 eletrons, exemplo: se você tiver dois elementos que possuem 6 elétrons na ultima camada eles compartilharam 2 pares de elétrons desta maneira os dois átomos se estabilizam pelo que chamamos de ligações covalentes.
Os atomos estáveis são aqueles que possuem 8 eletrons em sua camada de valencia. ... Os atomos instáveis são aqueles que possuem sua camada de valência "incompleta", pois não apresentam os 8 elétrons conforme a regra dos octetos.
então , um átomo é neutro quando possui a mesma quantidade de carga de eletros e prótons . já o átomo estável , são átomos pouco reativos, isolados.
A partir do estudo da construção histórica do conceito de eletronegatividade foi possível perceber que eletronegatividade é uma propriedade relativa e que só faz sentido falar nela quando átomos de elementos químicos diferentes formam uma ligação e, que eletronegatividade se refere a um átomo numa molécula.
De acordo com a teoria do octeto, um átomo adquire estabilidade quando alcança a quantia de dois ou oito elétrons na camada de valência durante a realização de uma ligação química com um ou mais átomos.
O átomo A ao perder um único elétron, torna-se o cátion , portanto, monovalente. O átomo A precisa perder um elétron (valência 1) para se estabilizar, ficando com configuração semelhante a de gás nobre. Já o átomo B precisa ganhar dois elétrons, para ter 8 elétrons na última camada e se estabilizar também.
A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre com o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos que podem ser o hidrogênio, ametais ou semimetais. ... Assim, seguindo essa regra, os átomos dos elementos mencionados possuem a tendência de ganhar elétrons para alcançarem a estabilidade.