Os animais (herbívoros, carnívoros ou onívoros) não produzem seu alimento, por isso são considerados seres consumidores. Existem, no ambiente, certos fungos e bactérias que se alimentam dos restos ou do cadáver dos seres produtores e consumidores.
Os animais herbívoros são considerados os consumidores primários em uma cadeia alimentar, uma vez que se alimentam dos produtores (vegetais). A relação ecológica em que um animal come um vegetal é chamada de herbivoria.
É o caso das minhocas, muitos roedores, insetos, crustáceos, etc. Há autores que consideram como detritívoros necrófagos os abutres, os chacais, as hienas, etc., que se alimentam de cadáveres frescos ou em estado de muito ligeira decomposição, acabando, frequentemente, o "trabalho" dos carnívoros.
Grande parte dos animais carnívoros são os mamíferos, mas a variação de espécies é gigantesca, temos animais carnívoros representados por todas as classes de animais. Entre eles estão: crocodilos, águias, corujas, golfinhos, gatos, baleias, tubarões, serpentes, leões, tigres, lagartos, lontras, lobos, aranhas, etc.
Os herbívoros ocupam o segundo nível de uma cadeia alimentar, sendo chamados de consumidores primários. Os consumidores primários, por se alimentarem dos produtores, são chamados de herbívoros e servem de alimento para os consumidores secundários na mesma cadeia.