Os chamados processos aluviais envolvem a erosão, transporte e sedimentação quando estão relacionados a águas fluviais. Eles são responsáveis por formar um grupo de depósitos sedimentares específico chamados de depósitos aluviais. ... Representação gráfica de um leque aluvial.
Aluvião é um depósito de sedimentos clásticos (areia, cascalho ou lama) formado por um sistema fluvial no leito e nas margens da drenagem, incluindo as planícies de inundação e as áreas deltaicas, com material mais fino extravasado dos canais nas cheias.
Como resultado do intemperismo sobre as rochas formam-se os solos que podem ser residuais ou transportados. intemperismo das rochas permanecem no local e na posição da rocha que lhes deu origem. São aqueles em que os resíduos do intemperismo das rochas permanecem no local e na posição da rocha que lhes deu origem.
Entende-se por laterização o processo de transformação dos solos quando uma camada ferruginosa aglomera-se sobre eles a partir do processo de lixiviação (lavagem da superfície pelo escoamento da água das chuvas) e do processo de intemperismo químico. ...
“Tálus são depósitos formados pela ação da água e, principalmente, da gravidade, compostos predominantemente por blocos de rocha de variados tamanhos, em geral, arredondados, envolvidos ou não por matriz areno-silto-argilosa, freqüentemente saturada.
No entanto, encontra-se na composição dos solos, de modo geral, 45% de elementos minerais, 25% de ar, 25% de água e 5% de matéria orgânica. O solo é composto por três fases distintas: sólido, que compreende matéria orgânica e inorgânica; líquido, que é a solução do solo ou água do solo; e gasoso, que é o ar do solo.
Geralmente, os solos são compostos basicamente por areia, rochas e seus fragmentos, água, ar e material orgânico.