As Políticas Sociais são políticas públicas destinadas ao bem-estar geral da população, mas com caráter distributivo, destinado principalmente às camadas de menor renda da sociedade, em situação de pobreza ou pobreza extrema, visando principalmente o desenvolvimento econômico, a eliminação da pobreza, a redução da ...
As políticas públicas devem estar em consonância com o sistema jurídico protetivo dos direitos fundamentais como um todo, especialmente os direitos sociais para possibilitar o pleno desenvolvimento dos membros do corpo social.
Considerando que as políticas setoriais abrangem uma grande variedade de temas – como a segurança pública, a educação, o meio ambiente, a igualdade racial e muito mais –, desenvolver uma discussão que dê conta de reunir todos esses assuntos é fundamental para que possamos refletir criticamente sobre papel do assistente ...
As Políticas Sociais devem proporcionar a garantia de direitos e condições dignas de vida ao cidadão de forma justa e igualitária, devem assegurar à população o exercício de direito de cidadania às diversas políticas sociais. ... Enfim, as políticas sociais visam reduzir os níveis de pobreza e de exclusão social.
RESUMO: Entender a necessidade das "políticas sociais" é um desafio interessante, pois ao mesmo tempo em que elas são tão valorizadas e usadas pelos governos como sinal de eficiência administrativa e de compromisso social, elas são também atestado de uma situação de pobreza e de necessidades básicas por parte de uma ...
Também são essencial para o desenvolvimento econômico. As Políticas Sociais devem promover a garantia de direitos e condições dignas de vida as cidadãos de forma justa.
O surgimento das primeiras ideias acerca das políticas sociais esteve ligado ao crescimento do capitalismo, à luta de classes e ao desenvolvimento da intervenção estatal. Destacam-se dois aspectos importantes no tocante às politicas sociais dentro do viés capitalista – o econômico e o político.
Não se pode precisar um período específico do surgimento das primeiras identificações chamadas políticas sociais, visto que, como processo social, elas se originam na confluência dos movimentos de ascensão do capitalismo como a Revolução Industrial, das lutas de classe e do desenvolvimento da intervenção estatal.
Muitos fatores contribuíram para surgimento das políticas sociais, dentre os quais: desigualdade na distribuição de renda - no Sistema Capitalista, o trabalhador ganha pelo trabalho que ele executa. Porém, a renda de um médico não é igual a de um prestador de serviços gerais.
A política social surge no capitalismo com as mobilizações operárias e a partir do século XIX com o surgimento desses movimentos populares, é que ela é compreendida como estratégia governamental.
De acordo com Oliveira e Teixeira (1985), o ano de 1923 como o marco inicial deste processo, foi estabelecida a primeira política pública de previdência social para trabalhadores, por meio do Decreto n. 4.