Após o desenrolamento do DNA, ocorre a ação de uma nova enzima a DNA polimerase, que age de 2 formas. Na fita líder ela age de maneira contínua e rápida. Já na fita "retardada" ela de maneira descontínua e interrupta, formando vários fragmentos, que são denominados fragmentos de Okazaki.
Os fragmentos de DNA que compõem a fita de DNA com replicação descontínua são chamados de Fragmentos de OKazaki. NA polimerase especial, denominada de polimerase de reparo, faz a ligação entre os dessoxirribonucleotídeos complementares á região antes ocupada pelo primer.
A DNA ligase une os fragmentos de Okazaki em uma única molécula de DNA. ... Primase sintetiza primers de RNA complementares à fita de DNA.
As fitas contínuas compreendem a ação da enzima primase - responsável pelo complemento de DNA - uma única vez. Já as fitas descontínuas, há atuação da enzima primase várias vezes, dando origem aos fragmentos de Okasaki.
Isso ocorre devido ao fato de cada filamento de DNA ser composto por uma sequência de bases nitrogenadas. De forma que a adenina se liga com a timina e a guanina se liga com a citosina, não sendo possível a ocorrência de continuidade nos dois filamentos, causando uma variação entre eles.
Resposta: por conta da enzima RNAprimer (iniciador),que é uma pequena sequencia de RNA que indica o caminho do inicio da replicação . ... Esse processo é chamado de bolha de replicação,em que acontece em varias partes simultaneamente e depois com o auxilio do DNAligase,as fitas descontinuas viram continuas.
De um lado, a fita nova pode ser feita de forma contínua, de fora para dentro (da extremidade aberta para o fundo da forquilha), do outro lado a síntese tem que ser feita de dentro para fora. Por isso a fita feita desta forma é chamada fita descontínua.
Na replicação do DNA fita dupla é imprescindível a formação de fragmentos de DNA recém replicados numa das fitas (chamados fragmentos de Okazaki) porque: a) a primase adiciona múltiplos primers numa das fitas; b) a formação de uma fita única dos dois lados seria instável na natureza; c) a DNA polimerase sempre faz uma ...
Primers são sequencias iniciadoras replicação do DNA que possuem entre 18 e 30 pares de base. Eles são necessários, pois a DNA polimerase precisa de uma extremidade 3' OH livre para iniciar a duplicação da fita.
Como a abertura da dupla fita é gradual a partir da forquilha de replicação e o sentido de replicação deve ser obrigatoriamente na direção 5´ para 3´, a síntese das duas fitas ocorre de forma descontínua, ou seja, em sentidos opostos. ...
13) Que propriedades do DNA e da DNA polimerase sugerem que as duas fitas não podem ser replicadas pelo crescimento no mesmo sentido? Resposta: As duas fitas que compõem a molécula de DNA são antiparalelas, ou seja, têm polaridade invertida: 5'→3' em uma fita e 3'→5' na outra.
Quanto à replicação, a principal diferença entre procariotos e eucariotos está na origem de replicação, que nos cromossomos circulares procariotos é único do qual partem duas forquilhas que formam uma única bolha de replicação que avança em ambos os sentidos até se encontrarem no lado contrário, formando duas moléculas ...
As células eucariontes são mais complexas quando comparadas às procariontes. Como principal critério de diferenciação entre elas, há a presença de um núcleo verdadeiro na eucarionte, em que o material genético é envolvido por uma membrana nuclear. Nessas células, não há plasmídeos.
As células presentes nos seres vivos são classificadas em eucariontes e procariontes. A diferença entre elas é a estrutura celular. As procarióticas caracterizam-se por terem uma estrutura simples e a ausência de núcleo, enquanto as eucarióticas têm um núcleo definido e uma estrutura complexa.
As principais diferenças estão na forma como ocorre a disposição do núcleo na célula. ... Na célula procarionte o citoplasma é todo o espaço fluido do interior da célula, e na eucarionte é o espaço no interior da célula entre a membrana plasmática e a carioteca.
As eucarióticas são encontradas na maioria dos seres vivos, tais como fungos, protozoários, animais e plantas. Já as células procarióticas são encontradas apenas em bactérias, cianobactérias e arqueas.
As Células eucariontes apresentam duas partes bem distintas, o citoplasma e o núcleo, entre as quais as moléculas transitam nos dois sentidos. São maiores de que as células procariontes e de estrutura muito mais complexa.