Os cancioneiros da época são coletâneas de lirismo trovadoresco galaico-português (cantigas de amigo, cantigas de amor, cantigas de escárnio e de maldizer). Três desses livros chegaram até os dias atuais: Cancioneiro da Vaticana.
Os principais cancioneiros são o “da Ajuda”, “da Vaticana” e “da Biblioteca Nacional”.
As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer. As cantigas de amor falam sobre qualidades da mulher amada, se colocando em uma posição se submissão a ela. ... Um dos trovadores de maior destaque nesse tipo de cantiga foi D.
Cantigas de amigo: têm origem popular, eu-lírico feminino e marcas evidentes da literatura oral (reiterações, paralelismo, refrão e estribilho). Esses recursos, típicos dos textos orais, facilitam a memorização e execução das cantigas.
Neste sentido, as cantigas de escárnio se baseiam numa crítica ou sátira com duplo sentido para uma determinada pessoa. Já nas cantigas de maldizer, por mais que também exista a sátira por trás, não são acompanhadas de duplos sentido, sendo compreendidas como cantigas com objetivos mais diretos.
Os poetas mais destacados que compuseram cantigas de amigo foram Meendinho, Pero Meogo, Martín Codax, João Zorro, João de Cangas, Johan Airas e D. Dinis.
O sentimento que o eu lírico expressa no poema "Amor de Viagem", de Carlos Drummond de Andrade, é de frustação e tristeza, porque o amor que ele dedica a alguém não é correspondido.
Resposta. 1. que ama, que demonstra afeto, amizade.
Cantigas do Trovadorismo
As principais obras representantes do Trovadorismo são as seguintes:
Dante Alighieri: A Divina Comédia; Vita Nova; Sobre a Língua Vulgar; Canzioneri; De Monarchia. Francesco Petrarca: Canzoniere; Trionfi; Meu Livro Secreto; De Vita Solitaria. Giovanni Bocaccio: Decameron; Amorosa visione; Comedia delle ninfe fiorentine; De Claris Mulieribus; Rime; Teseida delle nozze di Emilia.
O trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, ainda na época da formação do Estado nacional português. Sua primeira manifestação foi em 1189 foi a Cantiga da Ribeirinha ou Cantiga da Garvaia, de Paio Soares de Taveirós.
As obras do trovadorismo são chamadas cantigas, pois eram escritas para serem declamadas (não havia cultura do livro na Idade Média, a população era em grande parte analfabeta e ainda não havia sido inventado o livro impresso), e frequentemente eram acompanhadas de instrumentos musicais, como a lira, a flauta, a viola.
Principais autores e obras do Humanismo