O que so mutaçes genticas e cromossmicas? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
As mutações gênicas são aquelas em que as alterações ocorrem nos genes, e as cromossômicas são aquelas em que ocorrem alterações em partes inteiras de cromossomos.
Quais os tipos de mutações gênicas?
As alterações gênicas podem ser do tipo: Mutações de ponto ou substituições de nucleotídeo único: substituição de um par de bases de DNA. Missense/mutações de troca de sentido/não sinônimas: alteração em um par de bases de DNA que resulta na substituição de um aminoácido por outro na proteína produzida por um gene.
Quando as mutações são hereditárias?
A mutação genética pode ser hereditária, quando ela é herdada do óvulo da mãe ou do espermatozoide do pai e está presente em todas as células durante toda a vida daquela pessoa. Ou então pode ser somática, quando a pessoa adquire essa mutação em algum momento da sua vida.
Quais as principais mutações humanas?
Podem ser classificadas em alguns tipos:
Deficiência ou deleção: quando falta um pedaço ao cromossomo;
Duplicação: quando o cromossomo tem um pedaço repetido;
Inversão: quando o cromossomo tem um pedaço invertido;
Translocação: quando um cromossomo tem um pedaço proveniente de um outro cromossomo.
18 de ago. de 2017
Qual a diferença entre aberrações cromossômicas e mutações gênicas?
Diferentemente das mutações gênicas, nas mutações cromossômicas ocorrem alterações de partes inteiras de cromossomos, modificando a sequência de genes de um cromossomo, denominado alterações estruturais ou até o número de cromossomos, que são as alterações numéricas.
O que é uma mutação cromossômica?
As mutações cromossômicas ocorrem na estrutura dos cromossomos ou no número dessas estruturas em uma célula. Esse tipo de mutação geralmente causa alterações em mais de um tipo de gene.
O que são agente mutagênicos e como podem ser classificados?
Agente mutagênico é todo tipo de agente que quando exposto às células apresenta capacidade de gerar mutação. Em outras palavras, um dano no material genético (DNA) que não sofre reparação no processo de replicação celular, sendo passado para os descendentes.
O que é mutação genética em plantas?
A mutação é uma alteração no DNA que pode ocorrer naturalmente, ou ser induzida por agentes mutagênicos químicos ou físicos. A indução de mutações no desenvolvimento de cultivares é bastante comum.
Qual é a mutação mais comum?
Mutação pontual: geralmente causada por substâncias mutagênicas ou erros na replicação do DNA, há a troca de um único nucleotídeo por outro. A mais comum, conhecida por transição, ocorre quando há a troca de uma purina por outra purina (A ↔ G) ou uma pirimidina por outra pirimidina (C ↔ T).
Quais são os tipos de alterações cromossômicas e mutações gênicas?
Podem ser classificadas em alguns tipos:
Deficiência ou deleção: quando falta um pedaço ao cromossomo;
Duplicação: quando o cromossomo tem um pedaço repetido;
Inversão: quando o cromossomo tem um pedaço invertido;
Translocação: quando um cromossomo tem um pedaço proveniente de um outro cromossomo.