Fibras de associação – estas fibras fazem a ligação entre diferentes regiões do córtex cerebral dentro de um único hemisfério. Fibras comissurais – ligam áreas idênticas dos córtices (plural de córtex) dos hemisférios cerebrais direito e esquerdo (isto é, ligam áreas idênticas nos dois hemisférios).
O sulco central é um sulco ou fissura no córtex cerebral no cérebro de alguns vertebrados. ... O sulco central é um acidente macroscópico evidente no cérebro, separando o lobo parietal do lobo frontal, e o córtex motor primário do córtex somestésico primário.
O cérebro é dividido por uma fissura longitudinal em 2 hemisférios, cada um contendo 6 lobos distintos:
Sulco lateral (também chamado de fissura de Sylvius e fissura lateral) é uma das mais proeminentes estruturas do cérebro humano. Separa o lobo frontal e o lobo parietal do lobo temporal. Está em ambos os hemisférios do cérebro, sendo de comprimento maior no hemisfério esquerdo.
Corte coronal na altura do corno posterior do ventrículo lateral. O sulco calcarino ou fissura calcarina é uma estrutura anatômica localizada no polo caudal e medial do lobo occipital. O córtex ao redor desse sulco faz parte do sistema visual, sendo o córtex visual primário.
Sulco Central: separa o lobo parietal do frontal. O sulco central é ladeado por dois giros paralelos, um anterior, giro pré-central, e outro posterior, giro pós-central. As áreas situadas adiante do sulco central relacionam-se com a MOTRICIDADE, enquanto as situadas atrás deste sulco relacionam-se com a SENSIBILIDADE.
As funções do telencéfalo são da responsabilidade do córtex cerebral e dos núcleos de base, que serão responsáveis pelo controle do movimento, da emoção, da sensibilidade, da visão, da audição, entre outras coisas.
O lóbulo é uma pequena porção de tecido mole que se encontra na região distal do pavilhão. O lóbulo da orelha é uma pequena proeminência, conhecida em anatomia como lobos (diminutivo "lóbulo").
O lobo direito é o maior dos quatro, sendo o lobo esquerdo menor e achatado. O lobo caudado se encontra entre a fissura do ligamento venoso e a veia cava inferior, enquanto o lobo quadrado está localizado entre a vesícula biliar e a fissura do ligamento redondo do fígado.
No âmbito da genética, o lóbulo solto das orelhas é uma característica condicionada por um alelo dominante; o homozigótico recessivo, por sua vez, tem os lobos presos. No caso de um heterozigótico, aquele que expressa a sua informação é o dominante, ou seja, o alelo para o lóbulo solto.
Orelhas grossas são de alguém com um temperamento afável. Posição – as coladas à cabeça e puxadas para trás (quase que não se veem de frente) podem indicar pessoas pacientes, que ouvem para fazerem um julgamento de valores mais justo.
Fábio Zanini, otorrinolaringologista especialista em otoplastia, vamos mostrar os principais tipos de orelhas e como desconfortos estéticos e/ou funcionais podem ser corrigidos pela via cirúrgica....São elas:
Suas orelhas podem ser um belo termômetro sobre seu organismo. Embora pouca gente saiba, elas podem alertar para alguns problemas de saúde, como complicações renais, sabia? Elas também podem denunciar se você tem genética recessiva ou dominante com apenas um detalhe em seu lóbulo.
O lóbulo é classificado de acordo com sua aderência na face na borda mandibular. Existem três tipos de lóbulos da orelha: o tipo livre, que não é aderido na região do rebordo mandibular; o tipo colado, que é aderido na região do rebordo mandibular; e o tipo aderido, que é um tipo de lóbulo colado mais acentuado2.
A sensibilidade tátil da orelha é dada por ramos do plexo cervical e ramos do V, VII, IX e X pares cranianos1,2. A face auricular posterior recebe inervação sensitiva proveniente do plexo cervical, por meio do nervo auricular magno (ramos de C2 e C3) e do nervo occipital menor (ramo de C2).
Embora essa habilidade seja inútil para a humanidade, ela é comum entre outros mamíferos. Gatos e cães, por exemplo, movimentam as orelhas para expressar emoções ou para facilitar a captação de som. Fonte: Artigo Evidência de um Sistema Vestigial Orientador dos Auriculares em Humanos, da Universidade de Missouri.
Após abrir e experimentar essa delícia, caso não seja consumida toda de uma vez, você pode guardar em um pote com tampa ou na mesma embalagem bem fechada e, não esqueça de consumir preferencialmente em até 15 dias após aberto! Por ser um produto natural possui tamanhos e espessura diferentes.
Os primeiros efeitos da cirurgia na orelha poderão ser observados cerca de 15 dias após o procedimento, quando as orelhas começam a desinchar. Porém, o resultado só será percebido completamente após seis meses, quando a região está totalmente desinchada. A cicatriz fica praticamente escondida na dobra atrás da orelha.
A solução para redefinir o formato das orelhas é realizar uma cirurgia plástica conhecida como otoplastia. O procedimento, que é considerado simples, consiste em esculpir a cartilagem do local, a fim de deixá-la mais próxima à cabeça e, ainda, resgatar suas ondulações naturais.