As eras geológicas são conjuntos temporais que dividem a história geológica da Terra. Essas unidades cronológicas servem para organizar o que foi acontecendo com a geografia do planeta e facilitar os estudos. Assim, entendemos as etapas dos fenômenos que aconteceram no tempo de vida do planeta: 4,6 bilhões de anos.
Resposta: Explicação: A era cenozoica, é a era que surge o homem atual. Essa era começou há 65 milhões de anos, significa "vida nova" e também é conhecida como a Idade dos Mamíferos.
Era Cenozoica
Por isso que na Era de Aquário, esperamos uma maior conscientização do ser humano em relação à realidade planetária e ao humanitarismo. Nossa atenção será cada vez maior para as questões sociais. A Era de Aquário também é conhecida como a Era do Ser.
A história da humanidade é separada em cinco períodos: Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. O período atual que estamos vivendo é chamado de Idade Contemporânea. Seu início é datado de 1789 (fim da Idade Moderna) e marcado pela Revolução Francesa.
Na escala de tempo geológico, o Holoceno ou Holocénico é a atual época do período Quaternário da era Cenozoica do éon Fanerozoico que se iniciou há cerca de 11,65 mil cal anos antes do presente, após o último período glacial, que concluiu com o recuo glacial holocênico.
A era Cenozoica é conhecida como sendo a Era dos Mamíferos, já que o período anterior - Mesozoico - é considerado a Era dos Repteis. Já o período quartenário é considerado o mais recente da história da Terra (tendo cerca de 2,6 milhões de anos) e é nele que vivemos.
Resposta. Resposta: Dividimos em Éons, Eras, Períodos e Épocas. Atualmente estamos no Éon Fanerozóico, Era Cenozóica, Período Quaternário e na Época do Holoceno.
Para entender melhor sua história, os cientistas dividem o tempo geológico em cinco níveis de classificação, chamadas unidades cronoestratigráficas: éons, eras, períodos, épocas e idades.
O Éon atual contém as eras Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica, sendo a última mais recente. A era Cenozoica (na qual vivemos) teve início a aproximadamente 65,5 milhões de anos, enquanto que o Éon Fanerozoico (que contém as três eras mencionadas) se iniciou há 541 milhões de anos.
Nosso planeta tem 4,54 bilhões de anos. Esse longo intervalo de tempo, chamado de tempo geológico, foi dividido pelos cientistas, para fins de estudo e de entendimento da evolução da Terra, em intervalos menores, chamados unidades cronoestratigráficas: éons, eras, períodos, épocas e idades.