Os alcanos, também chamados hidrocarbonetos parafínicos ou parafinas, são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e forma uma série homóloga de fórmula geral CnH2n +2, cujo primeiro membro é o metano (CH4).
A fórmula geral dos alcenos é CnH2n. É muito raro encontrarmos os alquenos na natureza. Um dos principais alcenos é o etileno, ou eteno (H2C = CH2), que é um gás em condições ambiente.
Os alcinos são hidrocarbonetos que possuem tripla ligação entre átomos de carbono. São conhecidos também como hidrocarbonetos etínicos ou hidrocarbonetos acetilênicos. A fórmula geral dos alcinos é: CnH2n – 2, e o primeiro membro é o etino (C2H2).
Os alcenos ou alquenos são hidrocarbonetos que apresentam uma ligação dupla em sua cadeia carbônica. A fórmula geral dos alcenos é: CnH2n. A maioria dos alcenos são produzidos em laboratório e poucos são encontrados na natureza.
A formação do alceno ocorre quando a hidroxila presente no carbono 1 interage com um hidrogênio do carbono 2 (carbono secundário), resultando em uma molécula de água.
As reações de hidratação seguem a regra de Markovnikov. Isso significa que o hidrogênio se liga ao carbono mais hidrogenado, enquanto que a hidroxila (OH) se liga ao outro carbono da dupla, o menos hidrogenado. Em razão disso, não são formados álcoois primários, mas sim secundários.