O Que Significa Hades Na Bblia Sagrada?

O que significa Hades na Bblia Sagrada

Hades, Seol, Gehenna e Tártaro são palavra que aparecem na Bíblia com diferentes significados a depender de seu contexto. Mas o modo com que elas são traduzidas muitas vezes causa algumas dúvidas entre os cristãos.

Considerando todos estes acontecimentos como pano de fundo, podemos claramente entender por que aquele lugar se tornou o símbolo do tormento dos ímpios. Logo, o hebraico Ge’hinnom se tornou em grego Gehenna, o lugar de castigo sem fim, isto é, o inferno.

O que significa Hades?

Hades na Bíblia: compreensão à luz do Novo Testamento. O termo Hades é usado frequentemente no Novo Testamento, que se refere ao mundo dos mortos ou ao reino dos mortos. Essa visão é baseada na compreensão grega da vida após a morte, mas com um novo significado cristão.

Tais dúvidas decorrem do fato de que, em muitos casos, a palavra que traduz estes quatro termos em nossas versões da Bíblia é “inferno”. Neste estudo bíblico, conheceremos o significado e a aplicação de cada uma destas palavras.

Não perca a oportunidade de entender a visão completa de Hades na Bíblia e como isso se relaciona com nossas vidas. Leia mais sobre as histórias e interpretações relacionadas a Hades e fique atualizado com o significado espiritual da palavra.

OS VÍDEOS MAIS ATUAIS VOCÊ ENCONTRA NO CANAL "O QUE RESPONDI" NO YOUTUBE.

OS VÍDEOS MAIS ATUAIS VOCÊ ENCONTRA NO CANAL

A maneira mais fácil de entender tal diferença é saber que quando o lugar de tormento é chamado de Hades, a referência é ao lugar de punição da alma do ímpio antes do dia do juízo final, isto é, durante o estado intermediário. Quando esse lugar é chamado de Gehenna, a referência é ao lugar de punição do corpo e da alma do ímpio após o dia do juízo, ou seja, é o inferno em seu estado final. Entenda melhor o que é o inferno segundo a Bíblia.

O profeta Jeremias profetizou acerca do juízo divino que não deixaria impune o que ocorreu naquele lugar (Jeremias 7:31-34; 19:2; 32:35). Depois, o rei Josias derrubou o altar no Vale de Hinom e pôs um fim nas abominações que aconteciam ali (2 Reis 23:10). Na sequência, aquele vale se tornou o local de incineração de tudo o que era descartado em Jerusalém. Assim, sempre havia fogo queimando alguma coisa que fora despejada naquele vale.

O que é Hades?

A Nova Aliança contém diversas referências a Hades. É possível identificar essa palavra em diferentes contextos, como sendo um lugar de morte física e espiritual. Essa referência aparece em textos do evangelho e em outras cartas no Novo Testamento.

A definição de Hades na Bíblia é o reino subterrâneo dos mortos. Crenças antigas afirmavam que a alma dos mortos habitava este lugar. Hades é usado como símbolo para referência a morte e julgamento. Na mitologia grega, Hades era um deus, o irmão de Zeus e da terra.

Todos os direitos reservados

Todos os direitos reservados

A palavra Hades também aparece no livro do Apocalipse. Isto ocorre em três passagens (Apocalipse 1:18; 6:8; 20:13,14). Nestes casos Hades significa o estado de morte, representado no sentido figurado como se fosse um lugar ou personificado como se fosse uma pessoa.

Obviamente esse conceito nos levará a diferentes significados, e como já dissemos, o contexto é que decidirá qual o significado correto. Assim, podemos dizer que nos livros do Antigo Testamento Seol pode significar:

Noções básicas sobre as diferenças entre Hades e Inferno na Bíblia. Hades é onde as almas vão após a morte, tanto boas quanto más, enquanto o Inferno é o lugar de tormento para as almas más. Hades é descrito como uma espécie de purgatório enquanto o Inferno é descrito como um lugar de sofrimento eterno. Acredita-se que a alma possa deixar o Hades eventualmente, mas não do Inferno. A compreensão moderna das palavras Hades e Inferno evoluiu desde a época da Bíblia. Histórias de pessoas que afirmam ter tido experiências no Inferno são comuns, mas não são levadas a sério por algumas denominações religiosas.

Sobre o site

Na antiguidade, a crença em um submundo após a morte era comum em várias culturas. A Bíblia também contém vários relatos sobre o destino dos mortos e a existência de um mundo espiritual após a morte. A compreensão do significado de Hades na Bíblia continua sendo objeto de debate e reflexão entre estudiosos e crentes.

Em Mateus 11:23 e Lucas 10:15, o termo Hades é utilizado no sentido figurado para estabelecer um contraste com o céu. Já em Mateus 16:18, Jesus diz que as portas do inferno (ou portas do Hades) não prevalecerão contra a Igreja. Nesse caso, Jesus está dizendo que a própria morte não sobrepujará sobre o seu povo. Na verdade é o seu povo quem triunfa sobre a morte, por isto suas portas não prevalecerão.

Hades vs. Inferno

A compreensão do que é Hades deve ser feita à luz do ensino bíblico, que claramente estabelece a importância da salvação em Cristo e do julgamento final. Aqueles que confiam em Cristo como seu salvador têm a promessa de vida eterna.

Hades é o termo grego mais próximo do hebraico Seol. Na maioria das vezes Hades é utilizado na Septuaginta (versão grega do Antigo Testamento) para traduzir o termo Seol. Todavia, a palavra Hades é encontrada originalmente no Novo Testamento, o qual foi escrito em grego.

O que o Hades simboliza?

Hades é o deus grego do submundo, do reino dos mortos, e na mitologia romana, ele é chamado de Plutão. Também é chamado de deus da riqueza porque possui todos os metais preciosos do planeta. Reside e governa o lugar mais sombrio da Terra, para onde vão as almas dos mortos.

O que significa a palavra inferno no Grego Original?

Interpretam que os termos normalmente traduzidos por "inferno", hades (reino) [ou haídes, termo grego] e sheol [ou she'óhl, termo hebraico], significam literalmente "sepultura" ou metaforicamente "lugar dos mortos".

Onde fica o Sheol?

Sheol do Judaísmo moderno Segundo o Judaísmo, she'ol é o local de purificação espiritual ou punição para os mortos, um local o mais distante possível do céu.

Onde fala na Bíblia que Jesus desceu ao inferno?

Efésios 4:8-10 também já foi proposto como sugerindo a doutrina da descida ao inferno: "Por isso diz: Quando ele subiu ao alto, levou cativo o cativeiro, Deu dons aos homens. (Ora que quer dizer isto: Ele subiu, senão que também desceu aos lugares mais baixos da terra?