EQST

O Que Significa A Terapiafotodinmica E Quais So Os Principais Agentes Utilizados?

O que significa a Terapiafotodinâmica e quais são os principais agentes utilizados?

A terapia fotodinâmica (TFD) consiste em um tratamento promissor para diversos tumores e doenças não-malignas. A técnica requer a presença de um corante, preferencialmente localizado no tecido alvo a ser tratado, uma fonte de luz e oxigênio molecular.

O que é terapia fotodinâmica odontologia?

A Terapia Fotodinâmica (TFD) baseia-se na administração tópica ou sistêmica de um corante fotossensibilizador (FS) seguida da irradiação em baixas doses com luz visível de comprimento de onda adequado.

O que é um fotossensibilizador?

Fotossensibilizadores são moléculas capazes de interagir com a luz de modo a gerar espécies altamente reativas de oxigênio como o oxigênio singlete e outras formas radicalares.

O que é fototerapia ultravioleta?

A fototerapia é um tratamento que envolve a exposição das áreas afetadas da pele à luz ultravioleta (UV). Ela é capaz de interromper a superprodução de células da pele e de suprimir o sistema imunológico, reduzindo a inflamação, a coceira e até clareando a pele de quem tem psoríase.

Para qual finalidade é usada a fototerapia ultravioleta?

A ação terapêutica do ultravioleta é anti-inflamatória e imunológica, provocando apoptose de células linfócitos T. A fototerapia pode ser associada a medicamentos sistêmicos espefícos para cada dermatose ou usada isoladamente.

O que é fototerapia quando é indicada?

A fototerapia consiste na utilização de luzes especiais como forma de tratamento, sendo muito utilizada em recém-nascidos que nascem com icterícia, um tom amarelado na pele, mas que também pode ser útil para combater rugas e manchas na pele, além de doenças como psoríase, vitiligo eczema, por exemplo.

O que quer dizer fototerapia?

A fototerapia, como o próprio nome sugere, é uma terapia com luzes artificiais que podem estimular ou inibir a atividade celular. Esse tratamento é muito utilizado para combater doenças como psoríase, vitiligo, tipos de eczema (alergias), linfoma cutâneo, esclerodermia, líquen plano, urticária, etc.

Para que serve fototerapia com LED?

A fototerapia também pode ser utilizada pelos fisioterapeutas para promover o rejuvenescimento e o combate à pequenas manchas de pele que podem ser causadas pelo sol. Nas sessões são utilizadas um tipo de luz especial, a Luz Emitida por Diodo (LED) que estimula ou inibe a atividade celular.

Quanto tempo dura uma sessão de fototerapia?

A sessão de Fototerapia dura entre 20 e 30 minutos, dependendo do tamanho da área que será tratada. A quantidade de sessões de Fototerapia é determinada por um especialista, que avalia a necessidade de cada paciente e verifica qual o tempo necessário para resolver o problema.

Quais os tipos de fototerapia?

O tratamento da Fototerapia pode ser feito com dois tipos de luz: LED e Laser. Com o Laser, são dois tipos de aplicação, pontual e a por varredura.

Quanto tempo o bebê fica no banho de sol?

CUIDADOS COM O BEBÊ AO BANHO DE SOL Para que a vitamina D se torne ativa e faça sua função no organismo do bebê, não é necessário mais do que 5 minutos de exposição direta. O ideal é que a criança receba os raios solares entre 10h da manhã ou após as 16h da tarde.

Como acalmar o bebê na fototerapia?

Coloque o bebê em um ângulo de 45°, algo "muito importante", segundo o médico, pois ajuda a manter o controle sobre ele e não permite que sua cabeça "caia para trás", e o balance suavemente. O movimento pode ser realizado de cima para baixo, ou mesmo "agitando" delicadamente.

O que é bom para curar amarelão?

Tratamento para amarelão. O tratamento para o amarelão deve ser feito de acordo com a orientação do médico e normalmente envolve o uso de antiparasitários, como Albendazol e Mebendazol, que devem ser usados de acordo com a recomendação, mesmo que não existam mais sinais e sintomas aparentes.

Quando que a icterícia se torna perigoso?

A icterícia traz preocupação quando os níveis muito altos de bilirrubina no sangue provocam uma alteração do sistema nervoso, tendo como consequência crises convulsivas, problemas auditivos e uma doença que se chama Kernicterus.