O Iluminismo foi um movimento intelectual que se tornou popular no século XVIII, conhecido como "Século das Luzes". Surgido na França, a principal característica desta corrente de pensamento foi defender o uso da razão sobre o da fé para entender e solucionar os problemas da sociedade.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. ... - A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.
o Iluminismo é a saída do homem do sua menoridade de que ele próprio é culpado. A menoridode é a incapacidade de se servir do entendimento sem a orientação de outrem. ... Eis a palavra de ordem do iluminismo. A preguiça e a cobardia são as causas par que os homens em tão grande parte.
Os Iluministas defendiam que a Razão deveria ser a guia e a mestra de todo o nosso conhecimento da natureza. Na política, defendiam a divisão dos poderes como necessária para a construção de uma sociedade justa, assim como a separação entre Estado e Igreja e o estabelecimento da igualdade de todos perante a lei.
As principais consequências do Iluminismo são a Consolidação de uma vida burguesa do mundo, Reconhecimento científico e cultura, Limitação do poder da Igreja, Despotismo esclarecido, Revolução Francesa e Independência das colônias americanas.
O Iluminismo influenciou ideologicamente o processo político que viria a ser organizado como a independência nacional, com a divulgação de ideias anti-colonialistas e anti-absolutistas que tornavam cada mais difícil a manutenção do sistema colonial.
Resposta. Chegaram com os filhos dos colonos/ricos do Brasil Colônia . Eles iam estudar na Europa e la conheciam essas ideias.. assim,quando voltavam de lá, traziam essas ideias.
Ideias Iluministas na América. As ideias Iluministas chegaram à América por intermédio dos filhos dos colonos que estudavam em universidades na Europa e que, por isso, entravam em contato com elas, trazendo-as posteriormente ás colônias.
Os ideais iluministas já estavam bastante difundidos quando da Independência dos Estados Unidos, até porque alguns dos teóricos americanos tiveram acesso a exemplares de livros ou foram os próprios idealizadores iluministas, tendo contato em universidades ou no meio político.