PDCA é uma sigla que dá nome a uma ferramenta usada na gestão da qualidade dos processos. Seu foco é a solução de problemas seguindo as quatro fases indicadas pelas letras (Plan, Do, Check e Act = Planejar, Fazer, Verificar e Agir).
A definição de Gestão da Qualidade Total (TQM) é uma abordagem de gestão para o sucesso a longo prazo por meio da satisfação do cliente. Em um esforço TQM, todos os membros de uma organização participam da melhoria dos processos, produtos, serviços e da cultura em que trabalham.
Para ser efetiva, a qualidade total se baseia em 10 princípios fundamentais, que são: a total satisfação dos clientes, a gerência participativa, o desenvolvimento dos recursos humanos, a constância de propósitos, a melhoria contínua, a gerência de processos, a delegação, a comunicação e disseminação da informação, a ...
De acordo com os estudos sobre gestão da qualidade, existem seis elementos nos quais a mesma se baseia, sendo eles: excelência, valor, especificações, conformidade, regularidade e adequação ao uso.
As 4 Eras das Qualidade:
5 etapas importantes para a pesquisa de controle de qualidade
Agora que você entendeu o conceito, os princípios e fundamentos da gestão de qualidade, confira os pilares que sustentam essa estratégia!
8 fundamentos da Excelência em Gestão
Podemos definir gestão da qualidade como um sistema que auxilia aos gestores a avaliação completa das necessidades dos consumidores. É algo fundamental para que qualquer negócio mantenha o foco no cliente e crie tenha um planejamento estratégico assertivo, direcionado para atender as necessidades das pessoas.
Melhoria contínua, conformidade com os requisitos e adequação ao uso, observados critérios como custos, controles internos e prazos, dentre outros. Esta última, bem mais recente. Podemos dizer que a história da qualidade começou com a Revolução Industrial e a disseminação da produção em série.
Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa, de maneira que atenda às exigências definidas pela ISO e, é claro, pelos seus clientes.
Qualidade é o grau de utilidade esperado ou adquirido de qualquer coisa, verificável através da forma e dos elementos constitutivos do mesmo e pelo resultado do seu uso. A palavra "qualidade" tem um conceito subjetivo que está relacionada com as percepções, necessidades e resultados em cada indivíduo.
As qualidades são os bons aspectos que uma pessoa possui em sua personalidade e atitudes. Em oposto aos defeitos, as qualidades das pessoas são os pontos de sua personalidade que são apreciados, por seguir os bons valores e princípios, além de manter o bom relacionamento com o próximo.
A qualidade de um produto, refere-se às características que o compõem e que o tornam capaz de satisfazer as necessidades do cliente.