Carta, epístola ou bilhete que se manda a alguém.
Analisar, folhear ou observar notas, cópias, certidões, papéis, textos, documentos etc. Pouco Usual. Obrigar (algo ou alguém) por meio da coação; forçar ou compelir. Etimologia (origem da palavra compulsar).
Significado de Gradualmente advérbio De modo gradual; em que há gradação: a cidade tornou-se gradualmente mais violenta. Etimologia (origem da palavra gradualmente). Gradual + mente.
Povos ribeirinhos ou ribeirinhas são aqueles que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência. Cultivam pequenos roçados para consumo próprio e também podem praticar atividades extrativistas e de subsistência.
Os povos ribeirinhos são descendentes dos migrantes nordestinos que ocuparam a Amazônia na segunda metade do século XIX atraídos pela propaganda oficial para trabalharem na extração do látex, os mais velhos – conhecidos como soldados da borracha – trabalhavam para abastecer a indústria bélica dos países aliados, por ...
Geralmente as condições de vida dos ribeirinhos é precária, o rio é extremamente importante pois é dele que os ribeirinhos tiram seu alimento e sua renda através da pesca de peixes e caranguejos.
Resposta: Culturalmente, tanto caiçaras como ribeirinhos são descendentes da miscigenação entre indígenas e colonizadores portugueses, sendo que os ribeirinhos mais recentemente (especialmente no século passado) incorporaram a influência de imigrantes da região Nordeste.
A dança da fita, congada, festa do divino, chiba, dança de São Gonçalo, entre diversas outras, são expressões culturais ainda comumente praticadas. Essas danças e músicas compõem o repertório de músicas caiçaras, o fandango”, explica Setti. O fandango embala as noites de festejos.
A principal atividade econômica dos ribeirinhos é a pesca artesanal, resultando a eles um salário mínimo mensal.
A comunidade ribeirinha da Amazônia vive em casas de palafitas. As atividades desempenhadas por esta população são o artesanato e a agricultura, sabendo que a maioria das culturas e criações de animais são complementares à alimentação como caça, pesca e extrativismo vegetal.
Suas moradias são construídas utilizando a madeira como principal alternativa de construção. A grande maioria das casas são palafitas, construídas alguns metros acima do nível do rio para evitar que sejam invadidas pelas águas durante as enchentes. Outras mais afastadas do rio ainda são construída de barrote.
Portanto, um dos principais problemas da população ribeirinha é a falta de saneamento básico, precariedade no acesso à saúde, transporte e educação.
Os seringueiros são trabalhadores que vivem da extração de látex das seringueiras, árvores com ocorrência principalmente na floresta amazônica. Possuem um modo de vida integrado à natureza, dependendo dela não apenas para exercício de sua atividade produtiva, mas para sua subsistência como um todo.
“Nas proximidades do Barracão moravam as pessoas que faziam os serviços diretos para o patrão, como por exemplo, dentre outros; o mateiro, que tinha como atribuição encontrar as seringueiras e constituir as “estradas de seringa”; o toqueiro, limpava o caminho das estradas; noteiro ou aviador, responsável pela caderneta ...
Os seringueiros adotavam técnicas de extração indígenas para retirar uma seiva transformada em uma goma utilizada na fabricação de borracha.