Proveniente do latim "latente", o adjetivo de dois gêneros relaciona-se a "o que permanece escondido", "que não se manifesta", "oculto", "encoberto", "subentendido".
“Infestação” é outro termo que causa dúvidas. Segundo o mini dicionário Aurélio, ela consiste no estabelecimento, proliferação e ação de parasitos na pele ou em seus apêndices.
Na fase logarítmica, a célula procura adaptar-se ao meio, não havendo crescimento. Para a conservação dos alimentos é de todo interesse prolongar ao máximo a fase de latência. As células viáveis de microrganismos decrescem em ritmo constante durante a fase logarítmica.
Quando uma cultura microbiana desenvolve-se em um sistema fechado, pode-se confeccionar uma curva de crescimento. Esta pode ser dividida em diferentes etapas: lag, log, estacionária e de declínio.
Utilizados para diferenciar microrganismos ou grupos de microrganismos em um meio. A presença de determinados corantes ou de produtos químicos nos meios produzirão certas alterações características ou padrões de crescimento que são utilizados para a identificação ou a diferenciação de microrganismos.
Ágar chocolate: ágar junto ao sangue fervido (desnaturado). Tem maior disponibilidade de aminoácidos que o ágar sangue e é usado para bactérias fastidiosas, como pneumococos. Não é seletivo e seu nome é derivado da coloração que apresenta.
O ágar é um polissacarídio complexo obtido de alga marinha vermelha. Ele é utilizado como agente solidificante, muito semelhante à maneira como a gelatina é utilizada como agente solidificante na culinária.
Deixe as placas de Petri na água fervente por pelo menos 15 a 20 minutos. Use as pinças para retirar as placas da água em ebulição e em seguida chacoalhe-as.
Enxaguar em água corrente, enchendo e esvaziando totalmente os tubos. Se possível, utilizar água destilada para o último enxágüe. Deixar escorrer bem toda a água, colocar os tubos em cesta de aço inoxidável perfurada, em posição invertida, secar em estufa a 80°C. Obs:Tubos de ensaio comuns.