A estabilidade dos gases nobres deve-se ao fato de que possuem a última camada completa, ou seja, com o número máximo de elétrons que essa camada pode conter, enquanto última.
Os gases nobres não se unem a outros elementos pois eles já possuem 8 elétrons na sua camada de valência ( ultima camada), que segundo a regra do octeto é a condição para ser considerado um gás nobre, ou seja, ele já está estável..
Pois ele já obedecem à regra do Octeto à medida que já possuem 8 elétrons em sua camada de valência, o que torna extremamente desnecessário a realização de qualquer ligação química.
Observe a frase acima, as letras em destaque correspondem respectivamente aos seguintes elementos: Flúor, Oxigênio, Nitrogênio, Cloro, Bromo, Iodo, Enxofre, Carbono, Fósforo e Hidrogênio. ... Como exposto acima, o Flúor é o elemento mais eletronegativo.
Assim, quanto maior for a eletronegatividade, maior será a polarização da ligação. Se esse valor ultrapassar 1,7, a ligação deixa de ter caráter covalente e passa a ser iônica, porque a atração do elemento sobre o par eletrônico é tão grande que a ligação covalente se rompe, tornando-se uma ligação iônica.