Pressão de vapor de um líquido é a pressão máxima exercida pelos seus vapores, quando se atinge o equilíbrio dinâmico entre a fase líquida e a gasosa. Vamos supor que você tenha uma substância não volátil dissolvida em um solvente volátil, por exemplo, água e sal.
Fatores que alteram a pressão de vapor de um líquido
A pressão de vapor é uma medida da volatilidade de uma substância. Substâncias com alta pressão de vapor são mais voláteis, enquanto que substância com baixa pressão de vapor são substância pouco voláteis.
Quanto menor a concentração da solução e a temperatura, maior será sua pressão de vapor.
A pressão de vapor é uma medida da tendência de evaporação de um líquido. Quanto maior for a sua pressão de vapor, mais volátil será o líquido, e menor será sua temperatura de ebulição relativamente a outros líquidos com menor pressão de vapor à mesma temperatura de referência.
Quanto maior a concentração da solução, menor será a pressão máxima de vapor. Solvente puro: maior pressão; Solução diluída: pressão menor que a do solvente puro e maior que a pressão do solvente na solução concentrada; Solução concentrada: apresenta menor pressão do solvente.
Tonoscopia é uma propriedade coligativa que constitui na diminuição da pressão máxima de vapor (PMV) de um solvente quando se adiciona a ele um soluto não volátil. Em relação à pressão de vapor de um solvente puro, pode-se dizer que sempre ela será maior do que a pressão de vapor de uma solução.
As propriedades coligativas são as propriedades do solvente que se modificam na presença de um soluto não volátil e que dependem apenas do número de partículas do soluto. As propriedades coligativas são aquelas que percebemos quando é adicionado um soluto não volátil a um solvente.