A poluição pode ser definida como uma atividade que degrada o meio ambiente, afetando as características físicas e/ou químicas de determinado ecossistema.
A poluição é descrita como a introdução de substâncias ou de energia no meio ambiente, causando efeito negativo em seu equilíbrio. Ela ocorre naturalmente ou por meio da ação humana e gera danos à nossa saúde, além de afetar animais, plantas e todos os seres vivos do ecossistema em questão.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
É correto afirmar que a poluição atmosférica: 1) gera óxidos de enxofre que são reabsorvidos pelas árvores, por meio da respiração celular. 2) é produzida por gases do efeito estufa, tais como ozônio e clorofluorcarbono. 3) origina monóxido de carbono, que combinado à hemoglobina forma carboxihemoglobina.
Além desses problemas, a poluição do ar desencadeia diversas outras consequências para nosso corpo. Ela está relacionada com a diminuição da eficácia do sistema mucociliar das nossas narinas, aumento dos sintomas da asma, infecções das vias aéreas superiores e incidência de câncer de pulmão e doenças cardiovasculares.
O dióxido de enxofre e os óxidos de azoto causam ou agravam os problemas respiratórios, como: asma, bronquite crônica, pneumonia e edema pulmonar. O chumbo causa perturbações nervosas, principalmente em crianças. Além de anemia, pois dificulta a síntese da hemoglobina no sangue.