Para realizar uma distribuição eletrônica em camadas, é necessário: Conhecer o número atômico do átomo que será trabalhado, pois esse número indica o número de elétrons; Respeitar o limite de elétrons de cada camada, como foi descrito acima.
Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.
Sendo assim, devemos ler a tabela periódica como se fosse um texto, de cima para baixo e da esquerda para a direita. Então partindo deste sentido normal de leitura, o primeiro elemento químico que você vai encontrar é o número atômico 1, que é o hidrogênio, representado pela letra “H”.
A tabela periódica atual é organizada em linhas horizontais e segue a ordem dos números atômicos, de forma crescente. A maneira correta de consultar a tabela é lê-la do mesmo jeito que você lê um texto comum, ou seja, da primeira linha e da esquerda para a direita.
O número atômico, representado pela letra Z maiúscula, corresponde ao número de prótons existentes no núcleo dos átomos (Z=P). Cada elemento químico possui um número atômico, ou seja, não existem átomos de elementos químicos distintos que apresentem o mesmo número atômico.
A tabela Periódica foi organizada com o intuito de facilitar seu estudo, o posicionamento de cada elemento obedece à seguinte lei periódica: “As propriedades físicas e químicas dos elementos são funções periódicas de seus números atômicos".
A tabela periódica é uma tabela que agrupa os elementos químicos como forma de facilitar o acesso a eles. ... Os elementos químicos da tabela periódica são classificados como metais, não metais e gases nobres, e são separados por grupos que determinam o tipo de elemento.
A atividade será realizada através de uma dinâmica em sala de aula onde cada grupo escolherá alguns elementos aleatórios de um grupo da tabela periódica, onde descreverá, as característica dos mesmos, avaliando estruturalmente cada elemento, bem como suas propriedades físicas e químicas.
Ela é utilizada para estudos de química para identificar informações sobre os elementos como: identificar se são metais,sólidos,líquidos ou gasosos,para saber quantos prótons,nêutrons e elétrons possui,para identificar se as substâncias são misturas ou não,para identificar seu número atômico,etc.
A tabela periódica é formada de linhas(períodos) e Colunas (Famílias ou Grupos); A distribuição eletrônica define a organização dos elementos químicos na tabela periódica; Os períodos mostram o número de camada eletrônicas presentes na eletrosfera do átomo.
Antes que você se pergunte “É preciso decorar a tabela periódica inteira para o Enem?”, a resposta é: não é preciso! Todas as informações necessárias estarão no enunciado da questão e, no caso de questões mais específicas, a prova irá trazer a tabela periódica completa em anexo.
2016