O câncer pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas, radiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores causais podem agir em conjunto ou em sequência para iniciar ou promover o processo de formação do câncer.
A palavra câncer vem do grego karkínos, que significa caranguejo (Figura 1) e foi utilizada pela primeira vez por Hipócrates, o pai da medicina (Figura 2), que viveu entre 460 e 377 a.C. .
Confira a seguir os sete tipos de câncer com maior chance de êxito nos tratamentos, de acordo com a American Cancer Society:
Saiba quais são os 10 tipos de câncer mais comuns no Brasil e suas causas
Os tipos de câncer mais comuns são:
No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama também é o mais incidente em mulheres de todas as regiões. Para o ano de 2020 foram estimados 66.
O mais frequente entre os do tipo primário são os tumores do hepatocarcinoma ou carcinoma hepatocelular. Muito agressivos, respondem por 80% dos casos. Outros tipos mais raros são o angiossarcoma, originado nos vasos sanguíneos do órgão, e o hepatoblastoma.
O cirurgião-dentista deve realizar o exame clínico extra-bucal (exame da face, regiões submandibular e submentoniana e articulação temporomandibular) e intra-bucal (exame de lábios, bochecha, língua e palato), incluindo visualização e palpação, de forma a detectar anormalidades.
Atenção aos sinais e sintomas do câncer de boca Dor na boca que não passa (também muito comum, mas em fases mais tardias) Nódulo persistente ou espessamento na bochecha. Área avermelhada ou esbranquiçada em qualquer local da boca. Irritação na garganta ou sensação de que alguma coisa está presa ou entalada.