O levantamento topográfico planimétrico, também chamado Planimetria, se caracteriza pela medição das projeções horizontais que definem uma área. Esse tipo de levantamento é usado principalmente para determinar os limites de um terreno.
A finalidade da planta planialtimétrica é fornecer o maior número possível de informações da superfície representada para efeitos de estudo, planejamento e viabilização de projetos.
A Planimetria é a parte da Topografia que estuda os métodos e procedimentos que serão utilizados na representação do terreno, sem a preocupação com o relevo. Adotando-se uma escala adequada, todos os pontos de interesse são projetados ortogonalmente sobre um plano (plano horizontal de referência).
Basta pegar a maior cota dessa seção e arredondar para um número inteiro acima e pegar a menor cota e arredondar para um número inteiro abaixo. Para representar este intervalo no papel milímetro é necessário analisar a escala, pois a cada quadrado maior do papel milimetrado tem o equivalente a 1 cm x 1cm.
Na matemática uma das técnica para descrever o comportamento de uma função de duas variáveis consiste em descobrir no plano xy os gráficos das equações f(x, y) = k para diferentes valores de k . Os gráficos obtidos desta maneira são chamados Curvas de Nível da função “f”.
Curva de nível é o nome usado para designar uma linha imaginária que agrupa dois pontos que possuem a mesma altitude. Por meio dela são confeccionados os mapas topográficos, pois a partir da observação o técnico pode interpretar suas informações através de uma visão tridimensional do relevo.
Curvas de nível são um conjunto de linhas imaginárias obtidas a partir de um levantamento topográfico de uma determinada área ou região, as quais ligam pontos que possuem a mesma altitude. Elas servem para se produzir mapas topográficos para uma melhor captação do desnível de um terreno.
Para gerar as curvas de nível é necessário realizar a coleta das informações no terreno para gerar uma nuvem de pontos com coordenadas planialtimétricas, gerar um modelo digital do terreno (MDT) e por fim extrair as curvas de nível.