Os gametas são os portadores físicos da informação genética de uma geração para a seguinte. Eles carregam cromossomos recombinantes produzidos no final da meiose. Frequentemente, as espécies que se reproduzem sexualmente têm dois tipos morfologicamente distintos de indivíduos que produzem gametas diferentes.
Gametas são as células sexuais de todos os seres vivos. Todos os organismos com reprodução sexuada precisam produzir gametas, tanto plantas como animais. Existem gametas masculinos que são chamados espermatozoides (animais) ou anterozoides (plantas) e femininos, chamados óvulos (animais) ou oosferas (plantas).
Para determinar o número de tipos de gametas formados por um indivíduo, segundo a segregação independente, basta aplicar a expressão 2n, em que n representa o número de pares de alelos no genótipo que se encontram na condição heterozigota.
Resposta. A ) O genótipo AaBbCc poderá dar 8 gametas: que são = ABC, AbC, ABc, Abc, aBC, abc, aBc, abC.
BIOLOGIA 1 02 C Como o indivíduo apresenta genótipo aaBbCcDd, haverá 2n de gametas diferentes, ou seja, 23 = 8.
Quando se deseja calcular o número de gametas que um indivíduo produz, utiliza-se a fórmula 2 elevado a n, em que n representa o número de pares de genes híbridos (heterozigóticos) existentes no genótipo.
A segunda lei de Mendel, também conhecida como lei da segregação independente, estabelece que cada par de alelos segrega-se de maneira independente de outros pares de alelos, durante a formação dos gametas. Ela foi formulada com base em análises da herança de duas ou mais características acompanhadas ao mesmo tempo.
Indivíduos com o genotipo AaBB somente produz dois gametas diferentes: AB e aB. Questão B: O individuo de genótipo AaBb produzirá 4 tipos, sendo eles: AB , Ab , aB , ab.
De acordo com a Primeira e a Segunda Leis de Mendel:
b) Aa: Sendo heterozigoto, o indivíduo irá gerar dois tipos de gametas, um dominante (A) e um recessivo (a).
Resposta. Indivíduos com o genotipo AaBB somente produz dois gametas diferentes: AB e aB.
Verificado por especialistas. Dessa forma, serão 8 tipos de gametas diferentes.
Resposta. os tipos de gametas são ; Heterozigoto e Homozigoto Dominante!
Os gametas são formados por um processo denominado de gametogênese em órgãos chamados de gônadas. Na espécie humana, os gametas são o ovócito secundário ou óvulo (gameta feminino) e espermatozoide (gameta masculino): ... O processo de produção do espermatozoide ocorre nos testículos e é denominado de espermatogênese.
Reprodução humana - formação dos gametas masculinos e femininos. Para compreender como ocorre a reprodução humana é preciso saber como dois importantes integrantes desse processo são formados: o gameta masculino (espermatozoide) e o gameta feminino (óvulo). Ambos são originados durante a gametogênese.
Como já dissemos, a gametogênese tem três fases: fase de multiplicação, fase de crescimento e fase de maturação.
Na espécie humana, a reprodução é sexuada, dependendo para tanto, da união de duas células: óvulo (feminino) e espermatozóide (masculino). Esse tipo de reprodução é o mais importante sob o ponto de vista evolutivo, pois reúne em um mesmo descendente (filho), fatores originários de dois indivíduos (pai e mãe).
Resposta. Resposta: Podemos dizer que a reprodução sexuada está ligada a meiose já a reprodução assexuada está ligada a mitose.
Resposta. A reprodução mais comum nas bactérias é assexuada por bipartição ou cissiparidade. Ocorre a duplicação do DNA bacteriano e uma posterior divisão em duas células. As bactérias multiplicam-se por este processo muito rapidamente quando dispõem de condições favoráveis.
Esses processos são conhecidos como recombinação genética em bactérias e podem ocorrer de 3 formas básicas: transformação, transdução e conjugação.
De acordo com a morfologia, as bactérias podem ser classificadas como cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos podem se agrupar e formarem colônias, nas quais dois cocos formam um diplococo. Quando enfileirados, formam um estreptococos e, em cachos, um estafilococo.
Olá! De acordo com a imagem, a primeira figura representa bacilos, e a segunda imagem representa cocos. Dessa forma, os bacilos apresentam uma maior mobilidade do que os cocos, por terem flagelos que realizam a locomoção.
Formatos e colônias bacterianas
Tipos de agrupamentos bacterianos As células bacterianas podem apresentar forma esférica (coco), de bastonete (bacilo), espiralada (espirilo) e de vírgula (vibrião). Os agrupamentos são desdobramentos dos formatos das células, como dois cocos unidos (diplococo), por exemplo.
As bactérias vivem dentro e fora do organismo humano. Mais do que no banheiro ou na cozinha, estão na nossa pele, na boca e no intestino. “Normalmente vivem em paz conosco e, inclusive, são úteis, ajudando na nossa digestão.