Sobrepeso: IMC entre 25.
“Isso acontece porque o metabolismo basal, que é a energia gasta para manter o corpo em funcionamento, é bem maior nas pessoas com sobrepeso e obesidade, e uma diminuição nas calorias ingeridas mesmo que pequena tem um grande impacto nesse gasto e na consequente perda de peso”, explica a nutricionista Loraine Ferraz.
Para emagrecer sem engordar de novo, é aconselhado perder entre 0,5 a 1 kg por semana, o que significa emagrecer 2 a 4 kg por mês. Assim, se tiver que emagrecer 8 kg, por exemplo, são necessários, no mínimo, 2 meses de dieta e atividade física orientada para emagrecer de forma saudável.
Ingerir menos calorias e aumentar as atividades físicas é o melhor caminho para perder peso. Para a maioria dos adultos, uma dieta de baixa caloria (1.
Os homens têm mais massa magra que as mulheres, motivo pelo qual perdem peso com mais facilidade. Isso porque os músculos são o motor do corpo e promovem a maior parte das reações químicas que transformam nutrientes em energia, o que garante a queima calórica.
Não. A diferença é cientificamente explicada. Por terem mais massa magra e mais músculos do que as mulheres, os homens perdem peso com mais facilidade. A massa muscular é responsável por transformar os nutrientes em energia, o que garante a queima calórica.
"Os homens têm mais testosterona e são geneticamente projetados para ter uma porcentagem maior de músculo e menos gordura. A massa muscular tem um metabolismo maior que a gordura e, portanto, quanto mais músculo você tem, mais calorias você pode queimar, mesmo quando você não se exercita", diz ele.
Distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia, podem levar uma pessoa a perder mais peso do que ela de fato gostaria. Desnutrição. Uso de determinados medicamentos, como anfetaminas, o uso exacerbado de laxantes e medicamentos para tireoide.
Há muito mais causas de perda de peso com perda de apetite (neoplasias, doenças crônicas, DPOC, doença de trato gastrintestinal, depressão, uso de drogas) do que perda de peso com aumento do apetite (hipertiroidismo, diabetes, síndrome de má-absorção).
A gastrite não causa emagrecimento. O problema é que as pessoas passam a comer regularmente, e substâncias menos calóricas, mas não devem passar fome – pelo contrário, é para comer mais vezes, mas se alimentar corretamente. E por isso tem pessoas que emagrecem. Dependendo da medicação, você pode se adaptar ou não.
Uma coisa é certa: a melhor maneira de acelerar o metabolismo é acrescentar massa muscular ao corpo. Afinal, os músculos gastam muito mais energia para funcionar do que a gordura – 1 quilo de músculo derrete 70 calorias por dia, enquanto a mesma quantidade de gordura consome somente 4 calorias no período.
Uma forma de saber se você está perdendo peso na água ou experimentando uma redução de gordura é a velocidade em que isso acontece. Se você perder 1 quilo durante a noite, pode ser uma indicação de que seja peso de água.
A massa muscular tem o mesmo peso que a gordura, 1 quilo de músculo é o mesmo que 1 kg de gordura, porém o músculo é mais compacto . O aumento da massa muscular provoca um aumento do metabolismo, e com isso uma perda de gordura corporal.
A densidade do tecido muscular esquelético de mamíferos é de cerca de 1,06 kg/litro. Isto pode ser contrastado com a densidade do tecido adiposo (gordura), que é de 0,9196 kg/litro. Isso faz com que o tecido muscular seja aproximadamente 15% mais denso do que o tecido da gordura.
A massa muscular tem o mesmo peso que a gordura, 1 quilo de músculo é o mesmo que 1 kg de gordura, porém o músculo é mais compacto. Isso significa que a massa magra ocupa menos espaço no corpo do que a massa gorda.
Para completar, 1 kg de músculos, por si só, queima 15 kcal por dia – em um ano, isso representa cerca de 5.