O agente etiológico nada mais é do que o organismo causador da doença, e o vetor é aquele que transporta o agente etiológico. Citando novamente o exemplo da doença de Chagas, o Trypanossoma cruzi é o responsável por causar a doença, ou seja, o agente etiológico.
No caso do mosquito Aedes, ele seria o vetor para o vírus causador da dengue, além, é claro, de ser vetor de outras doenças, como a zika, chikungunya e febre amarela.
Como vetorizar uma imagem no Photoshop
Explicando de um jeito muito simples, vetorizar é uma forma de transformar os pixels de uma imagem em curvas, linhas e pontos, com a possibilidade de modificar seus elementos separadamente (editar, rotacionar, mover, recolorir, entre outras mudanças).
Os arquivos em EPS são os mais comuns para elementos em vetor. A vantagem destes arquivos é que são usualmente compatíveis com versões antigas e novas do Illustrator. É um formato de alta compatibilidade. Arquivos em Ai são criados para serem editados no Adobe Illustrator (software).
Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos paramétricos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição. As Curvas de Bézier são usadas para a manipulação dos pontos de um desenho.
Editor gráfico, editor de foto ou editor de imagens é um programa de computador que tem como objetivo facilitar a alteração e criação de imagens digitais. Permite aplicar efeitos, fazer ajustes e correção nas imagens.
Dados raster, matriciais ou bitmap (que significa mapa de bits em inglês) são imagens que contêm a descrição de cada pixel, em oposição aos gráficos vetoriais.
Uma diferença é que imagens vetoriais não perdem qualidade quando mudamos elas de tamanho enquanto as imagens matriciais perdem qualidade. Nas imagens Vetoriais as equações matemáticas descrevem as formas enquanto na matricial essa definição é feita por números binários.