Litocit é um medicamento utilizado no tratamento de alguns problemas renais, tais como acidose tubular, cálculos renais de oxalato de cálcio e cálculos renais de ácido úrico.
Nesse sentido, o café é uma bebida inofensiva e até recomendável de ser consumida moderadamente — para quem possui todas as funções renais em perfeito funcionamento. Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal.
o leite nao e contr-indicado nos portadores de calculo renal. De maneira geral, não há contraindicação ao consumo de leite e histórico de cálculo renal. Entretanto, algumas pessoas com deficiência de oxalato tem uma propensão maior à formação de cálculos, quando ingerem uma quantidade excessiva de cálcio.
Qualquer pessoa pode formar pedra nos rins, mas há fatores que aumentam esse risco. Eles são fatores como predisposição genética, não tomar água, consumir alimentos ricos em sal, carnes em excesso e sedentarismo, entre outros.
Por outro lado, o médico recomenda a ingestão de frutas cítricas como laranja, limão, mexerica e abacaxi. “O abacaxi tem efeito protetor porque tem uma substância chamada citrato, que ajuda a proteger os rins, assim como as demais frutas cítricas”, diz. No entanto tudo deve ser consumido sem excessos.
Em tal situação, a primeira coisa que é recomendada é consumir grandes quantidades de líquido (água ou sucos de fruta com propriedades diuréticas, tais como melancia e abacaxi) para estimular que a pedra se mova e seja eliminada do corpo pela urina.
Sintomas de pedra nos rins
Há situações em que a pedra fica maior do que o canal da uretra e deve ser retirada cirurgicamente ou ainda por meio de tratamentos minimamente invasivos como a Litotripsia, que visa reduzir o tamanho dos cálculos por meio de esmagamento ou trituração, por laser ou ondas de choque.