O que é um Programa de Redução de Danos (PRD)? Estas medidas têm como objetivo reduzir os riscos ou danos causados pelo uso. No caso das drogas injetáveis, muitos são os riscos que podem ser evitados: contaminação pelo HIV, causador da AIDS, o HCV, vírus da hepatite C e o vírus da hepatite B (HCB).
Apoia ações locais do PAVS na Unidade Básica de Saúde e na comunidade; orienta quanto à promoção da saúde; promove educação sanitária e ambiental; busca parcerias no território; acompanha e executa ações referentes a projetos da Unidade Básica de Saúde; participa da agenda de compromissos do PAVS/SMS; incentiva ...
Como são os efeitos das drogas no organismo? As drogas psicotrópicas, que agem diretamente no sistema nervoso central, atuam de modo temporário nos neurônios, afetando o humor, o comportamento e os processos cognitivos. Assim, elas podem provocar confusão mental, dificuldade na fala e até alucinações.
Não, os efeitos de uma droga dependem basicamente de três fatores: contexto, drogas, sujeito. Cada tipo de droga, com suas características químicas, tende a produzir efeitos diferentes no organismo. A forma como uma substância é utilizada, a quantidade consumida e o seu grau de pureza também influenciam no efeito.
É o caso do óxi. No estômago, onde é formado o suco gástrico, esse choque causa desequilíbrio e ferimentos nas paredes estomacais. Com um viciado em jejum, até 20% da pedra entra na corrente sanguínea no estômago. Quando o viciado ingere álcool junto, o processo é mais violento.
Transtorno gastrointestinal Outro efeito negativo que o uso da cocaína pode ocasionar é a elevada taxa de perfurações e úlceras gástricas, bem como colite isquêmica e complicações intestinais.
O uso contínuo e abusivo de cocaína pode trazer complicações gastrointestinais graves, que podem começar por uma leve dor de barriga. Diversos estudos já comprovaram a ligação entre o consumo da substância e problemas como perfurações, úlceras e isquemias intestinais e infarto mesentérico.
Ao se ingerir entre 0,6 e 0,7 por cento (o equivalente a 750 mililitros, no mesmo período de tempo), todo o cérebro e a medula espinhal entram em depressão profunda, provocando paralisia do centro respiratório e, consequentemente, a morte.
Caso você tome uma dose excessiva da medicação (superdose), podem ocorrer os seguintes sintomas: Sonolência intensa, aumento dos batimentos cardíacos ou batimentos irregulares, dificuldade para respirar e espessamento no escarro, confusão, alucinações, convulsões, podendo chegar a insuficiência respiratória e coma.