EQST

O Que O Passivo Circulante Operacional?

O que é o passivo circulante operacional?

Passivo Circulante Operacional e Passivo Circulante Financeiro. ... O passivo circulante operacional é aquele diretamente relacionado com a operação da empresa: pagamento de funcionários, fornecedores, impostos e etc. O passivo circulante financeiro são os valores monetários como duplicatas e empréstimos a curto prazo.

O que é ativo circulante e não circulante na contabilidade?

Ativo circulante operacional Os ativos circulantes operacionais são contas a receber que dizem respeito aos estoques e às duplicatas, principalmente. Os ativos não circulantes operacionais, por sua vez, dizem respeito aos equipamentos e maquinários utilizados dentro do sistema de produção da fábrica.

O que são as disponibilidades no balanço?

Chamado ainda de equivalentes de caixa, as disponibilidades englobam todas as aplicações de curto prazo. Também faz parte deste conceito qualquer quantia que seja convertida facilmente em dinheiro, inclusive sem riscos. Mas, considera-se de curto prazo apenas os ativos com validade de até 12 meses do balanço vigente.

Quais contas fazem parte das disponibilidades?

O denominado "Ativo Circulante" constitui-se no grupo de contas contábil que registra as disponibilidades (caixa, bancos conta movimento e aplicações financeiras), os títulos negociáveis (como duplicatas a receber), os estoques e outros créditos de realização a curto prazo, como adiantamento a fornecedores e empregados ...

O que é considerado curto prazo na contabilidade?

CURTO E LONGO PRAZO NA CONTABILIDADE Normalmente, curto prazo em contabilidade significa um período de até um ano, longo prazo, por sua vez, identifica um período superior a um ano.

Como identificar o Exigivel a longo prazo no balanço?

Passivo exigível a longo prazo são as dívidas de uma empresa que serão liquidadas após o final do exercício financeiro seguinte. Na maioria das instituições, considera-se o "exercício", um ano civil corrido. São exemplos os financiamentos, títulos a pagar, entre outros.

Quais as contas do Passivo Exigivel a longo prazo?

O passivo exigível trata-se das obrigações com terceiros, como duplicatas a pagar, notas promissórias a pagar, fornecedores, impostos a recolher, contas a pagar, títulos a pagar, contribuições a recolher e outras, que terão seu vencimento após o encerramento do próximo exercício financeiro em relação ao fato corrente ...

O que é o exigível total?

Em contabilidade, o exigível total compreende, em suma, o quanto uma determinada empresa adquiriu de determinado capital de terceiros para cada valor monetário de recursos totais.

O que acontece quando o ativo é maior que o passivo?

Quando o valor dos ativos é maior que os passivos, você tem uma situação patrimonial líquida positiva. ... O mesmo acontece quando o valor dos ativos é igual ao do patrimônio líquido. Isso significa que o valor dos passivos é igual a zero, ou seja, a empresa não possui obrigações com terceiros.

O que representa o capital circulante?

Em contabilidade, o capital circulante de uma empresa é definido como a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante desta empresa. É tudo que a empresa tem disponível em dinheiro e em estoques, menos todas as suas obrigações, inclusive salários, no período de um ano.

Como calcular o capital circulante?

O cálculo do capital circulante é feito através da divisão do ativo circulante pelo passivo circulante. Logo, a fórmula do capital circulante será: Capital Circulante = Ativo Circulante / Passivo Circulante.

O que é o capital circulante líquido?

Capital circulante líquido é a diferença entre o Ativo e o Passivo Circulante de uma empresa, ou seja, o capital da empresa que tem liquidez e pode ser usado com facilidade para fins de giro de estoque e pagamento de dívidas de curtíssimo prazo.

Qual a fórmula para calcularmos o capital circulante líquido?

Portanto, o capital de giro líquido vem a ser representado pela fórmula: CGL = AC – PC. Dessa maneira, o ativo circulante é tudo aquilo que será transformado em caixa em até 12 meses. Por outro lado, os passivos circulantes são as contas que deverão ser liquidadas em até 12 meses.