O músculo semimembranoso é um dos quatro músculos do compartimento posterior da coxa que são responsáveis pela extensão do quadril. Os outros três músculos que pertencem ao grupo extensor do quadril são o semitendinoso, o bíceps femoral e o glúteo máximo.
O músculo vasto lateral se origina da linha áspera e do trocânter maior do fêmur, dá uma volta no eixo do osso e corre principalmente em direção ao tendão do quadríceps (quadricípite).
A dor aguda é causada pelo menisco lesionado (“rasgado”) que puxa sobre a cápsula da articulação sinovial bem inervados. Inchaço resulta de inflamação da membrana sinovial e derrame (popular “água no joelho”) por excesso de produção de líquido sinovial.
Os sintomas mais comuns de ruptura do menisco são:
Os meniscos são estruturas semicirculares de fibrocartilagem, que estão localizadas no centro do joelho e agem como amortecedores de impacto, lubrificantes, estabilizadores e também como distribuidores das cargas que passam dentro da articulação.
Cirurgia de menisco: como é feita? A cirurgia de menisco frequentemente é um procedimento rápido, que dura em torno de 30 minutos. Esse tempo, no entanto, pode variar de acordo com a gravidade e tamanho da lesão d com a presença de lesões associadas.
De modo geral, algumas lesões no menisco impedem o indivíduo de praticar atividades físicas, outras não exigem restrição nesse sentido. Casos mais graves, exigem que o indivíduo evite atividades de impacto sobre o joelho, tais como caminhar, correr, subir e descer escadas.