dióxido de carbono
O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor. Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário.
Consequências do efeito estufa Derretimento das calotas polares e aumento do nível do mar. ... Perdas de terras em decorrência do aumento do nível do mar, provocando também ondas migratórias. 5. Escassez de água em algumas regiões.
Efeito estufa e aquecimento global A consequência direta da intensificação do efeito estufa é o aquecimento global. Ele é caracterizado pelo aumento da temperatura média terrestre em um período considerado curto para a história humana.
Entre as consequências do aquecimento global estão o degelo, o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, a alteração do regime das chuvas, inundações e a redução da biodiversidade.
Sobre as causas e consequências do aquecimento global é INCORRETO afirmar que A- O processo de aquecimento global será o principal responsável pela extinção de várias esp´´ecies tanto da fauna quanto da flora.
É um processo de aumento da temperatura global, causando alteraçoes nos níveis dos oceanos e na atmosfera. O aquecimento global causa uma espécie de desmantelo no planeta, altera os níveis das águas, causa seca, chuva em excesso, enchentes, alagamentos, derretimento das geleiras, furacões etc etc.
A liberação excessiva de dióxido de carbono na atmosfera terrestre, proveniente, principalmente, da queima de combustíveis fósseis, é uma das causas do aquecimento global.
Diversas pesquisas comprovam o aumento da temperatura média global, fato que caracteriza o aquecimento global. Esse fenômeno é extremamente prejudicial para todas as formas de vida na Terra, pois causa um desequilíbrio ambiental.
aquecimento global
Mudança climática é o nome que se dá ao conjunto de alterações nas condições do clima da Terra pelo acúmulo de seis tipos de gases – como o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4) – na atmosfera, emitidos em quantidade excessiva há pelo menos 150 anos, desde a Revolução Industrial, através da queima de combustíveis ...
A expressão “mudanças climáticas” é mais abrangente que qualquer outra, se fala em clima ou em aquecimento global. ... Elas se referem a alternações no clima que acontecem em todo o planeta – e aí se incluem a temperatura, a intensidade das chuvas e eventos climáticos extremos, como furações e ondas de calor.
As mudanças climáticas são alterações no estado do clima da Terra que persistem por um longo período de tempo. Esse fenômeno, que foi observado em toda a história da Terra, pode ter origem natural ou antrópica. Atualmente essas mudanças têm ocorrido de forma intensa em razão da ação do homem.
O principal motor das alterações climáticas é o efeito de estufa. Alguns gases presentes na atmosfera terrestre funcionam como as paredes de vidro de uma estufa, retendo o calor do sol e impedindo-o de escapar para o espaço, o que contribui para o aquecimento global.
Resposta: causas: queima de combustível fóssil,desmatamento,emissão de gases,poluição do solo e da água,etc. consequências: aqueciemento global,desgelo,aumento do nível do mar,extinção de espécies,mais calor,etc.
Resposta: Quando o clima começou a mudar? ... A nossa história evolutiva está intrinsecamente ligada às alterações provocadas no clima, as quais são observadas desde a formação do planeta Terra. Ao longo dos 4,6 bilhões de anos do planeta, o clima modificou-se.
Resposta. Resposta: Queima de combustíveis fósseis, o que emite à atmosfera gases de efeito estufa.