Hiponíquio: Camada da epiderme que se localiza abaixo da borda livre da lâmina ungueal e faz a junção entre o leito ungueal e a pele.
Localizadas nas extremidades dos dedos, mais precisamente, no dorso das falanges distais, as unhas são estruturas compostas por queratina, formadas a partir do ectoderma. Sua principal função é o auxílio para pegar objetos finos, pequenos e delicados, como agulhas e alfinetes.
A margem livre é a parte da unha que se estende além do dedo. Não há terminações nervosas nessa região, logo não sentimos dor ao cortá-la. A matriz ungueal ou raiz da unha - é a porção proximal da unha que cresce. Está embaixo da pele.
As unhas são derivados ectodérmicos compostos por queratina dura que possuem como principal função a proteção das extremidades dos dedos das mãos e dos pés, bem como a atuação na manipulação de pequenos objetos. Além disso, as unhas das mulheres apresentam também a função de decoração.
A unha serve para proteger a ponta do dedo dos efeitos provocados por tudo o que a gente faz com as mãos e pela ação do tempo. Sem ela, a extremidade do dedo poderia ser machucada com facilidade. É formada por camadas (grudadas uma na outra) de uma substância chamada queratina, por isso, fica durinha.
Isso acontece, porque cada uma delas abriga uma raiz, ou matriz germinativa, numa dobra de pele em sua base, junto à cutícula. É nessa estrutura que ocorre a multiplicação ininterrupta de células especializadas, que secretam e acumulam grossas camadas de queratina no seu interior.
5 dicas para fortalecer as unhas fracas
Localizada abaixo da pele na base da unha, a matriz contém nervos, vasos sanguíneos e linfáticos que produzem células ungueais. As novas células achatam e são empurradas para frente em direção à ponta do dedo, resultando no crescimento das unhas.
Para limpar debaixo das unhas é muito simples: Você pode usar escovinhas, com cerdas macias, como a da foto. Pode usar o sabonete de sua preferência. Mas o ideal seria com água morna, pois ajuda a sujeira desprender-se da pele.
Anatomia da unha
Estrutura e Fisiologia das Unhas As unhas são constituídas por quatro estruturas epiteliais queratinizadas distintas (Figura 1), que são: as pregas ungueais, o leito ungueal, o hiponíquio e a matriz. A lâmina ungueal encontra-se aderida ao leito ungueal e é circundada pelas pregas ungueais proximal, distal e laterais.
A unha é uma lâmina córnea que se superpõe à face dorsal das falanges distais. As unhas protegem as sensíveis extremidades digitais, prestam-se à função de arranhar. Não se pode esquecer também sua função cosmética (GONZÁLEZ-SERVA, 1997).
1° Corpo da unha é a própria unha, situada sobre o leito ungueal. É constituída essencialmente por escamas córneas compactas, fortemente aderidas umas às outras, formadas com uma substância protéica chamada queratina Sua consistência varia de pessoa para pessoa e depende de fatores tanto genéticos como externos.
A lúnula, mais conhecida como meia lua da unha, é a parte visível da raiz de nossas unhas. Danos nessa região pode deformar uma unha para sempre. Além disso, mudanças em sua cor podem indicar doenças, ou uma predisposição a elas.
Em algum momento da vida, você já deve ter notado umas manchinhas brancas na unha. Chamada de leuconíquia, essa descoloração de cor branca aparece frequentemente nas unhas dos pés e os motivos são variados, desde falta de nutirentes, como zinco e ferro, até o uso de produtos químicos agressivos.
Lixar a superfícia das unhas elimina as manchinhas brancas "Não existe nenhum tratamento específico para tirar essas manchas, mas ficar um tempo sem esmalte é a dica principal para que as unhas respirem e, assim, elas desapareçam", explica Andreza.
Bicarbonato de sódio Você pode dissolver uma colher de chá de bicarbonato de sódio em três colheres de chá de água em temperatura ambiente. Depois você precisa aplicar essa mistura nas unhas utilizando uma escova de dente e fazendo movimentos circulares. Faça isso durante 5 minutos e depois enxague com água corrente.