A diferença entre franqueador e franqueado é que um é responsável geral da rede ou sistema de franquias de uma determinada marca, sendo o franqueador. E o outro denominado franqueado é quem adquire a licença para utilizar essa mesma marca. ... É possível a uma franqueador ter diversas unidades franqueadas em sua rede.
É possível perceber, existe uma certa diferença entre franquia e franchising. Enquanto a primeira é uma unidade de uma empresa franqueadora, a segunda é uma estratégia de expansão empresarial. A franquia é indicada para pessoas que desejam abrir um negócio, principalmente caso elas nunca tenham empreendido antes.
Franquia, franchising ou franchise [francháiz] é uma estratégia utilizada em administração que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador (o detentor da marca) cede, ao franqueado (o autorizado a explorar a marca), o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know-how e direito ...
O contrato de franquia é o documento que institui as regras que irão guiar a relação jurídica entre franqueador e franqueado. Trata-se de um instrumento muito importante. Afinal de contas, é nele que serão estabelecidos todos os direitos e obrigações existentes entre as partes.
6 pontos para considerar na hora de transformar seu negócio em franquia
As principais características do contrato de franquia são a bilateralidade, uma vez que, gera obrigações para ambas as partes; consensualidade, estando o franqueador e o franqueado em comum acordo; e onerosidade, por ser sempre remunerado, quer seja esta remuneração de forma indireta ou direta.
Confira abaixo o principais pontos que devem ser observados na hora de analisar o Contrato de Franquia.
Por exemplo: se o franqueador prevê o retorno do investimento no prazo de 36 meses, a duração do contrato de franquia deve ser acima de 3 anos. Assim o franqueado consegue recuperar o seu investimento e ter algum lucro com o negócio.
Vanessa Gramani: A comunicação entre o franqueado e o franqueador no que se refere à rescisão do contrato de franquia deve ser por escrito. A lei de franquias não estabelece uma forma específica. No entanto, de acordo com nosso Código Civil, o atos jurídicos devem ser desfeitos pela mesma forma que os constituiu.
Este negócio pode ser uma marca, um serviço, um produto ou até mesmo um conceito. As franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos. Um exemplo que você provavelmente já viu, mesmo sem se dar conta, são as lojas de shoppings centers.
Quais são os tipos de franquia existentes?