Débito urinário: É a quantidade de urina eliminada pelos rins em um dado período de tempo. Os rins recebem um fluxo sanguíneo de 1.
O débito urinário normal é 1-2 mL/Kg/hora. Quando o débito urinário é menor do que 0,27 mL/Kg/hora é chamdo Oligúria, e anúria quando é menor do que 0,08 mL/Kg/hora. Caso contrario quando existe uma produção aumentada de urina que pode ser devido a sobrecarga de fluidos, é conhecida como Poliúria. t : tempo (hora).
Volume urinário de 24 horas: Em adultos sao considerados normais valores abaixo de 30mg. A presença de albuminúria em valores entre 30 e 300mg definem microalbuminúria.
A determinação do ácido cítrico na urina é utilizada na investigação do metabolismo do fósforo e cálcio, das tubulopatias e dos ácidos do ciclo de Krebs. O citrato tem importância marcante na avaliação da calculose urinária recidivante.
Este exame é indicado principalmente para medir a função dos rins ou avaliar a quantidade de proteínas ou outras substâncias na urina, como sódio, cálcio, oxalato ou ácido úrico, por exemplo, como forma de identificar doenças dos rins e vias urinárias.
O citrato de potássio pode ser dado para aumentar os níveis urinários de citrato uma substância que inibe a formação de cálculos de cálcio. A restrição de proteína animal na dieta e o uso diuréticos tiazídicos podem ajudar a reduzir a concentração urinária de cálcio e o risco de formação de novas pedras.
O exame de urina 24 horas é capaz de fazer uma análise detalhada do funcionamento dos rins. Com o teste, é possível definir a taxa de filtração do sangue pelos rins, chamada de taxa de filtração glomerular.
A taxa normal de excreção de albumina em 24 horas é de 20 mg. A taxa persistente de 30 a 300 mg/dia é chamada de microalbuminúria (MA). A coleta de urina de 24 horas é o método padrão para a detecção de microalbuminúria, embora sua detecção também possa ser realizada com a coleta da primeira micção do dia1-2.
Aumentos moderados da microalbuminúria indicam que a pessoa está em um estágio muito inicial de doença renal. Níveis mais elevados indicam formas mais graves de doença renal. Níveis normais indicam função renal normal.
A albumina pode ser tomada a cada 2 ou 3 horas, dependendo do objetivo que você deseja alcançar. Você pode seguir uma rotina para obter melhores resultados: após os treinos, antes de dormir, logo que você acordar e antes do treino. Dessa maneira, você conseguirá absorver melhor as propriedades da proteína.