Aquela substância que atravessa nossas narinas quando respiramos se chama ar. O ar não pode ser tocado, e geralmente não apresenta cor, cheiro, nem gosto. Ele é formado por diversos gases. O gás nitrogênio é o que se apresenta em maiores quantidades; depois, temos o gás oxigênio e o gás carbônico.
Representação em 3D da molécula de oxigênio, é um gás a temperatura ambiente, incolor (azul em estado líquido e sólido), insípido, inodoro, comburente, não combustível e pouco solúvel em água.
E quando representado por “O2 “ significa que é uma molécula de oxigênio, ou seja, o oxigênio que é encontrado no ar, está em sua forma molecular (formado por dois átomos de oxigênio), tal qual nós o respiramos. Relembrar os alunos de que a combinação de átomos formam moléculas.
Verificado por especialistas. A diferença entre oxigênio e gás oxigênio é: ... está presente em sua forma livre (O) ou combinado com outros elementos (H₂O).
O oxigênio é um gás vital para o planeta Terra, pois contribui para a sobrevivência dos seres vivos e ajuda a proteger a camada de ozônio contra os raios ultravioletas. É um elemento químico que foi descoberto em 1773 pelo sueco Carl Wilhelm Scheele, durante uma experiência.
Na forma de O2 (gás oxigênio), ele se torna fundamental para a vida, pois os seres vivos empregam o oxigênio num processo que libera energia para as suas atividades. ... As células liberam o gás carbônico que reage com a água formando o ácido carbônico que logo é difundido no plasma do sangue (INFO ESCOLA).
→ Importância do ciclo do oxigênio Além de proporcionar a ciclagem do oxigênio no meio, o ciclo do oxigênio é importante porque garante a: Realização da respiração celular, processo por meio do qual muitos seres vivos produzem energia. Realização da combustão. Realização do processo de decomposição da matéria orgânica.
O ciclo do oxigênio é um ciclo biogeoquímico (processo pelo qual elementos em diferentes formas químicas passam do meio ambiente para os seres vivos e retornam ao ambiente) que envolve o elemento oxigênio. Esse ciclo apresenta importantes processos, como a fotossíntese e a respiração.
O oxigênio é um elemento que apresenta como principal reservatório a atmosfera, onde representa 20% do total de gases disponíveis. Na atmosfera, encontramos esse elemento na forma de gás oxigênio (O2) e também na forma de gás carbônico (CO2). O oxigênio está ainda presente formando a água.
Ambos estão em famílias diferente na tabela periódica. 70% do ar é composto por nitrogênio e 20 de oxigênio. Sem falar que nós humanos dependemos do oxigênio para sobreviver!
A hematose acontece quando o oxigênio proveniente da respiração pulmonar chega aos alvéolos pulmonares. Nesse local, o oxigênio difunde-se para o sangue presente nos capilares à sua volta e o gás carbônico presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos (trocas gasosas).
As plantas ao fazerem o seu processo de alimentação(Fotossintese) acabam quebrando moleculas de água liberando assim oxigênio para o espaço, por isso dizem que se não houvesse plantas, nn haveria vida na Terra. Ele não acaba pois a fotossintese ocorre diariamente!
Resposta. O fenômeno de fotossíntese onde as plantas retiram o gás carbônico que liberamos e com a energia dos raios solares produzem glicose(seu próprio alimento) e gás oxigênio que é liberado no ar, assim enquanto houver plantas não acabará o gás oxigênio.
Chamado “LikeAFish” (como um peixe), o sistema de brânquias artificiais movido a bateria extrai pequenas quantidades de ar dissolvido que já existe na água para suprir oxigênio a mergulhadores, submarinos e habitats submarinos.