Guia completo: como ingressar em uma faculdade pública
As universidades federais são instituições públicas de ensino superior mantidas com recursos do Governo Federal. Nas federais, a graduação é gratuita para o estudante, enquanto a pós-graduação costuma ter cobrança de mensalidade (valor abaixo das particulares).
As universidades públicas podem se dividir em três esferas: federal, estadual ou municipal. Como a arrecadação de recursos pelo Estado em âmbito federal é muito maior, a qualidade dessas instituições, consequentemente, é superior. ... Já a faculdade particular é uma instituição de ensino mantida pela iniciativa privada.
Entrar em uma faculdade federal é uma empreitada exigente: demanda muito foco, horas e estudo e, em alguns casos, meses ou até anos de cursinho preparatório.
Para concorrer aos benefícios, no entanto, é preciso ter renda familiar de, no máximo, 3 salários mínimos per capita e atender a algum dos seguintes requisitos: ter feito todo o ensino médio em escola pública — exceto quem estudou em uma instituição de ensino privada com bolsa integral; pessoas com deficiência (PcD).